Olá, para resolver o problema das variáveis xAleatorio
e yAleatorio
não existirem na função dispara
eu coloquei a função dentro do atualizaTela
<meta charset="utf-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio) {
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio + 20, 'red');
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio, 'red');
}
function sorteia(maximo) {
return Math.floor(Math.random()*maximo);
}
function atualizaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
var xAleatorio = sorteia(570);
var yAleatorio = sorteia(370);
var coordenada = xAleatorio+' '+yAleatorio;
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (x > xAleatorio - raio && x < xAleatorio + raio {
if (y > yAleatorio - raio && y < yAleatorio + raio) {
alert('Você acertou');
}
}
}
tela.onclick = dispara;
}
setInterval(atualizaTela, 1000);
</script>
Minha dúvida é se posso deixar assim ou isso pode gerar um erro em uma outra ocasião.