1
resposta

Firewaal

Olá pessoal,

Quero saber se numa mesma interface de rede de um Firewall posso ter várias zonas de segurança?

E outra questão : A explicação dada pelo professor Rafael, foi muito esclarecedora sobre Firewall. Neste caso, vejo que o Firewall trabalha até na camada de Transporte. Existem firewalls eficientes na camada de Aplicação?

1 resposta

Olá, Gemerson!

Peço desculpas pela demora em obter um retorno

Na maioria dos casos, um Firewall permite ter várias zonas de segurança em uma mesma interface de rede. Isso é conhecido como segmentação de rede e é uma prática comum para aumentar a segurança. Cada zona de segurança pode ter suas próprias políticas de segurança e regras de acesso.

Quanto à sua segunda pergunta, sim, existem firewalls eficientes na camada de Aplicação. Esses firewalls são chamados de firewalls de próxima geração e são capazes de inspecionar o tráfego em um nível mais profundo, analisando o conteúdo dos pacotes e identificando ameaças específicas de aplicativos. Eles podem filtrar o tráfego com base em protocolos de aplicativos específicos, como HTTP, FTP, SMTP, entre outros.

É importante ressaltar que a eficiência de um firewall na camada de Aplicação pode variar dependendo do fabricante e das configurações específicas. É recomendado pesquisar e avaliar diferentes opções antes de escolher um firewall para suas necessidades.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software