Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Fiquei preocupado! No exercício simulando uma tela de login de lógica de programação I. Acabei que não consegui resolver sozinho ou chegar na solução.

Não sei o que aconteceu comigo. Não sei dizer se não entendi bem a lógica do conteúdo até ali, o que eu acho que não. Porque eu entendi muito bem as aulas. São muito bem explicadas e claras. Mas parece que quando chego na parte que envolve algum raciocínio. Aí travo e acabo tendo muita dificuldade de fazer o exercício, tendo que optar ver a solução proposta pelo professor. Agora fiquei preocupado com uma coisa. Será que isso é normal? ou com o tempo eu pego o jeito da coisa? Porque eu estava pensando até de sempre já ver a solução logo de uma vez; porque perco bastante de tempo tentando resolver o exercício até mesmo para aprender e por demorar chegar na conclusão. Acabo perdendo tempo e demorando muito na conclusão do curso. Será que é uma boa eu fazer assim? Em vez de ficar quebrando cabeça para resolver exercícios?

2 respostas
solução!

Olá Marcos, tudo bem?

Eu compreendo e posso te afirmar que o raciocínio lógico na programação é algo que muitas pessoas possuem dificuldade, eu mesma tive muito. Não se preocupe quanto a isso, é normal sim! O importante é identificar quais pontos estão mais difíceis, para atacá-los em específico.

Meu conselho é você continuar seguindo, pois programação é totalmente prática e o "quebrar a cabeça" para achar uma solução é algo que faz parte da rotina do programador. Conforme você praticar, você irá perceber que vai chegar uma hora que você irá gastar cada vez menos tempo nesse raciocínio, então fique tranquilo e respeite o seu tempo. É um processo!

Uma outra dica que te dou é para você não exitar, caso seja necessário, em buscar respostas em tutoriais, exemplos em fóruns, documentações etc. Isso é algo que também é muito comum no dia a dia do desenvolvimento e auxilia bastante no aprendizado.

Além disso, travou em algo? Jogue aqui no fórum da Alura, explica o seu pensamento e iremos te ajudar no que for preciso, queremos fazer parte desse processo junto contigo. Você pode tentar fazer dessa forma e deixar para ver a solução mais em último caso mesmo.

Esperto ter ajudado, estamos juntos nessa! Bons estudos.

Muito obrigado pela dica beatriz! Vou seguir seu conselho.