Essa explicação sobre as listas e seu armazenamento na memoria ficou muito confuso, não consegui entender, tem algum artigo que poderia me ajudar?
Essa explicação sobre as listas e seu armazenamento na memoria ficou muito confuso, não consegui entender, tem algum artigo que poderia me ajudar?
Listas são o tipo mais simples de estruturas de armazenamento de dados.
Imagine que você declarou uma variável tipo int, por baixo dos panos o seu computador reserva o espaço para armazenar esse int na memória. Agora e se você quisesse armazenar vários ints?
A lista(também chamada de array) é uma solução. Digamos que queremos armazenar 3 número, então podemos declarar uma lista (ou array) de 3 posições, e por de baixo dos panos, o computador vai reservar 3 espacinhos para guardar ints SEGUIDOS (esse detalhe é importante) na memória. E para trabalhar com essa variável, usamos o número entre colchetes para informar qual desses espacinhos queremos armazenar ou ler a informação.
variável int lista[3]; //Reserva 3 espaços na memória para guardar ints
lista[0] = 0 //Sempre começa do 0, se a lista tem 3 espaços, acessa os espaços de 0 à 2.
lista[1] = 1
lista[2] = 2
//Se tentasse gravar em lista[3] não deve conseguir, porque o computador só reservou 3 espaços (0, 1 e 2)
//Para ler, é usado a mesma forma para gravar
print(lista[0]) //Iria printar o valor contido no espaço 0 da nossa lista
Espero ter ajudado. Para ficar mais claro, recomendo esse vídeo a partir dos 50:00 até 1:25:00 mais ou menos, foi onde eu aprendi. Tem legenda em português
https://www.youtube.com/watch?v=tI_tIZFyKBw&t=4871s&ab_channel=CS50