Essa explicação sobre as listas e seu armazenamento na memoria ficou muito confuso, não consegui entender, tem algum artigo que poderia me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Essa explicação sobre as listas e seu armazenamento na memoria ficou muito confuso, não consegui entender, tem algum artigo que poderia me ajudar?
Listas são o tipo mais simples de estruturas de armazenamento de dados.
Imagine que você declarou uma variável tipo int, por baixo dos panos o seu computador reserva o espaço para armazenar esse int na memória. Agora e se você quisesse armazenar vários ints?
A lista(também chamada de array) é uma solução. Digamos que queremos armazenar 3 número, então podemos declarar uma lista (ou array) de 3 posições, e por de baixo dos panos, o computador vai reservar 3 espacinhos para guardar ints SEGUIDOS (esse detalhe é importante) na memória. E para trabalhar com essa variável, usamos o número entre colchetes para informar qual desses espacinhos queremos armazenar ou ler a informação.
variável int lista[3]; //Reserva 3 espaços na memória para guardar ints
lista[0] = 0 //Sempre começa do 0, se a lista tem 3 espaços, acessa os espaços de 0 à 2.
lista[1] = 1
lista[2] = 2
//Se tentasse gravar em lista[3] não deve conseguir, porque o computador só reservou 3 espaços (0, 1 e 2)
//Para ler, é usado a mesma forma para gravar
print(lista[0]) //Iria printar o valor contido no espaço 0 da nossa listaEspero ter ajudado. Para ficar mais claro, recomendo esse vídeo a partir dos 50:00 até 1:25:00 mais ou menos, foi onde eu aprendi. Tem legenda em português
https://www.youtube.com/watch?v=tI_tIZFyKBw&t=4871s&ab_channel=CS50