2
respostas

Finalizei as 4 etapas do curso de HTML E CSS, mas não foi dito algumas coisas

Após terminar o curso, fiquei um pouco frustrado por não ter sido ensinado como deixar o site online, ou até mesmo como receber as informações contida no contato, qual curso deveria fazer para deixar essas pagina criada 100% funcional?

2 respostas

Oi Matheus,

Então, o que você está falando são duas coisas separadas: uma é colocar a página no ar e outra é processar as informações do formulário. Ambos tem como você fazer você mesmo ou utilizar serviços que fazem isso para você. Na Alura deve ter curso pra isso, mas eu não sei o nome.

IMPORTANTE: Veja primeiro se você pode reproduzir o código da Alura.

A primeira coisa, que é colocar a página no ar é relativamente simples de fazer. Você pode criar um repositório no github.com, que é grátis. O negócio é que o GitHub não é fácil de aprender a usar sozinho. Para minha resposta não ficar muito grande, eu vou colocar só uma lista de passos rapidinhos e não um tutorial detalhado ok?

Você cria sua conta no github.com e assim que você logar, na sua página inicial vai ter uma mensagem de "aprenda Git e GitHub", embaixo você clica em "start a project". A única coisa que você precisa fazer é dar um nome para o repositório, que pode ser o nome da sua página. O resto pode deixar como está.

Na próxima página, você escolhe a opção "uploading an existing file". Aí você faz o upload de todos os arquivos da página, incluindo as imagens. Depois disso ele vai te mandar para a página inicial do seu repositório.

O próximo passo é ir em "settings", scroll down a página até GitHub pages. No source, escolhe "main", deixa o /(root) que vai aparecer, e aperta em save. Aí ele vai voltar pro início do settings, você scroll down de novo pro mesmo lugar. Dessa vez vai ter a mensagem "Your site is ready to be published at https://seuusername.github.io/nomedorepositório/."

E pronto.

Observação: Depois que a página estiver publicada, editá-la no arquivo local não tem efeito no seu arquivo do github.

A segunda parte é processar os dados do formulário. Isso envolve ter um serviço do back-end que vai receber esses dados. Isso dá um pouco mais de trabalho. Aqui na Alura, tem cursos de back-end que você pode fazer se você quiser implementar você mesmo. Ou também existem serviços que processam esses dados para você, por exemplo: https://formkeep.com/

Se você tiver alguma dúvida escreve aí que eu vou tentar responder.