Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Finalizar o servidor nodejs

Boa noite,

O comando npm start inicia o servidor NodeJs, para encerra-ló, apenas fecho o cmd ou há outro comando para finaliza-ló corretamente?

Att.

3 respostas

Olhando algumas coisas na net achei o velho Ctrl+C, ele pergunta se quero encerrar o arquivo em lotes e encerrou o servidor, essa é realmente uma forma de fazer?Ou posso ter algum problema fazendo assim?

solução!

Olá João,

O NodeJS é um processo em seu computador, para tal é importante entender o que ele está fazendo e como está funcionando.

Um exemplo disso é que você pode por exemplo iniciar o NodeJS em segundo plano, neste caso o control+c ou fechar o terminal não iria ajudar, para encerrar o programa neste caso seria necessário encontrar o PID e lançar um comando kill no linux ou mac, no windows você poderia procurar por ele usando o gerenciador de tarefas e encerrando o processo.

Quanto a problemas relacionados ao encerramento isso depende do que ele está fazendo, você por exemplo pode estar no meio de uma gravação de um arquivo ou de uma consulta no banco de dados sem uma transação, nestes casos você provavelmente teria problemas, visto que o arquivo ou a consulta ao banco poderiam ficar incompletas.

No caso de estudo acredito que você dificilmente terá um problema, mas quando for montar sua aplicação para produção deve pensar em como o programa deve se comportar em caso de encerrar inesperadamente, você provavelmente também vai pesquisar mais sobre como manter o programa online ao invés de desliga-lo.

Ainda na parte de desligar para atualizar já vi alguns hosts como o Heroku que fazem um novo build do NodeJS antes de reiniciar o processo, garantindo assim o máximo de uptime entre deploys.

Espero ter lhe ajudado.

Muito obrigado Rafael.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software