5
respostas

Finalizado

https://scratch.mit.edu/projects/565713787/

Jogo finalizado, aúdio de ponto personalizado (creio que ficou pouco irritante, mas queria testar) desculpem, tive alguns bugs no Scratch e tive que refazer tudo, acontece de as vezes a bolinha ainda travar na raquete oponente, criticas e conselhos bem vindo.

5 respostas

Olá Gabriel, como vai?

Está aparecendo que não foi possível localizar a página ou que o endereço está errado. =(

Para habilitar o compartilhamento do seu jogo é só, com seu projeto aberto, ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Barra superior do scratch assinalando o botão de compartilhar

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum pra gente ver seu projeto e conseguir te ajudar melhor, beleza?

=)

acho que agora sim foi, muito obrigado!

Boa Gabriel, agora consegui abrir!

Woow ficou muito bacana seu jogo!! As personalizações que você fez ficaram muito legais e deixaram seu jogo único e divertido, parabéns!

Essa questão da bolinha agarrar na raquete é um bug comum de acontecer no Scratch, mas podemos fazer algumas alterações pra minimizar as chances de acontecer, vou te mostrar.

1 - Centralizando os atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.

• Primeiro selecione o ator Bolinha, vá na aba Fantasias, clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.

Indicação de como centralizar a bolinha na área de desenho

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

2 - Ajustando o posicionamento das raquetes

Depois de centralizar os atores você vai perceber que as raquetes foram pra posições completamente diferentes, pra ajustar isso precisamos redefinir as posições delas.

• Raquete me

Aqui vamos colocar o valor de x em -232 e o valor de y em 0 para centralizar a raquete verticalmente.

Print do código da raquete me com a posição de x em -232

• Raquete opponent

Aqui vamos alterar os valores de x para 232 e o valor de y também para 0 para centralizar a raquete verticalmente. Nesse ponto é importante trocar o valor de x nos dois blocos de código.

Print do código da raquete opponent com a posição de x em 232

Esses valores de -232 e 232 eu identifiquei chegando a raquete perto da borda e verificando uma posição que ficaria bacana, mas você pode personalizar como quiser, beleza?

3 - Ajustando a pontuação múltipla

As vezes a bolinha passa por trás da raquete e acaba contando vários pontos ao mesmo tempo. Para resolver isso podemos inserir o controle espere 1 seg nos blocos de pontuação, isso fará com que o jogo sempre aguarde 1 segundo antes de contabilizar um novo ponto e solucionará o problema, ficaria assim:

Print da inclusão do temporizador de pontos

Pronto! Depois de fazer essas alterações vai melhorar o funcionamento do seu jogo e ele vai ficar ainda mais bacana!

Testa aí e depois me fala o que achou.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida é só chamar aqui. Bons estudos =)

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Ficou bem legal. tbem tenho esses problemas. vou arrumar depois.

https://scratch.mit.edu/projects/566051375

Olá Rafael, como vai?

Que bacana seu projeto, ficou bem original e diferente! Parabéns.

Se depois de fazer esses ajustes ainda tiver com algum problema, fique a vontade pra abrir um novo tópico aqui no fórum e mandar as dúvidas e seu projeto, ficaremos felizes em ajudar.

Bons estudos! =)