Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Filtros automáticos e como removê-los

Olá,

Gostaria de saber como faria pra que um cartão ficasse com um valor fixo da medida calculada, mesmo quando selecionamos dados específicos em gráficos e outros filtros?

Por exemplo durante a aula fizemos um cartão de total de desempregados, testei colocar um gráfico de barras para as profissões demostrando sua frequência, como mostra a imagem abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

No entanto quando clico em alguma profissão os dados dos cartões são alterados conforme essa categoria, mas eu não queria que o cartão de desempregados mudasse junto, pois ele acaba ficando em branco.

(Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desde já agradeço a atenção.

2 respostas
solução!

Daniela,

Tem 2 soluções para o teu problema. A primeira solução depende que você conheça a linguagem DAX e entenda sobre Medidas. A segunda é mais simples e recomendada caso você ainda não saiba sobre o assunto.

• A primeira solução e a que eu recomendo é criar (ou alterar) a medida do cartão de desempregados utilizando a linguagem DAX + CALCULATE + ALL. Não sei se você possui familiaridade com medidas e com esta linguagem, mas você irá utilizar muito na carreira de Power BI.
  • Precisamos entender por quê o card fica (Em Branco). O usuário está filtrando a profissão, isso está propagando para a medida do nosso card. Nós queremos que o card permaneça o mesmo idependente da ação do usuário
  • Precisamos de uma medida que ignore o contexto de filtros aplicados pelo usuário na tabela de profissões.
  • Quando queremos que uma medida mude o comportamento padrão para outro contexto, precisamos usar CALCULATE
  • Quando queremos ignorar os filtros aplicados, precisamos usar a função ALL, que remove todos os filtros de uma tabela ou coluna.
  • Segue abaixo uma possível solução. Você deve substituir as medidas e colunas pelas medidas e colunas do seu modelo. Sua medida que calcula a quantidade de pessoas pode ser um SUM, COUNT, COUNTROW, ou uma medida separada.
    Desempregados =
    CALCULATE(
      [Minha Medida que Calcula a Quantidade de Pessoas Aqui],
      FILTER(
          ALL('Tabela de Profissões'),
          ISBLANK('Tabela de Profissões'[Coluna de Profissões])
      )
    )
  • Caso você seja ainda mais avançada na linguagem DAX, a solução abaixo é mais elegante e é praticamente a mesma medida, mas escrita em menos linhas de código e mais fácil de ler.
    Desempregados =
    CALCULATE(
      [Minha Medida que Calcula a Quantidade de Pessoas Aqui],
      ISBLANK('Minha Tabela de Profissões'[Minha Coluna de Profissões])
    )

A segunda solução que pode ser útil para outros casos mas eu não aplicaria neste especificamente, seria alterar a interação do visual de profissões com o card de desempregados. Esta é a solução recomendada caso você seja iniciante e não entenda ainda de DAX.

1. Clique no visual das profissões,
  2. Clique em "Formatar" uma aba que apareceu lá encima
  3. Clique em "Editar Interações" e você vai perceber que apareceu uns cabeçalhos com um símbolo de proibido e um gráfico de colunas.
  4. Clique no proibido no cabeçalho do card de desempregados e o visual de profissões irá parar de interagir com o cartão.

Muito obrigada pela ajuda Andrey.

Testei os ajustes em DAX no cartão de desempregados. No cartão "A profissão que mais aparece é" usei a edição de interações já que esse cartão foi feito apenas com filtragem, sem nenhuma medida.

Ambas as soluções funcionaram perfeitamente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade