Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Filtro para qualquer item do banco

Eu tenho um banco de Produtos que tem como campos: nome do produto, categoria, preço, etc. Como poderia fazer um filtro de busca independente do que seja.

No caso da aula, nos limitamos a buscar apena o parametro "nome da receita", como eu buscaria o item independente de escrever o nome da receita, fabricante, preço, categoria?

Estou perdido, eu usava o MySQL e bastava fazer um WHERE que ele buscava no banco os items que tivesse aquele grupo de caracteres, mas aqui não sei como fazer, algumas coisas sao bem mais simples, porém limitam um pouco. Alguém me ajuda?

4 respostas

Oi Raul, como você está? Espero que esteja bem ^-^

Para fazer uma busca dessa maneira podemos utilizar a classe Q do django, que tem como objetivo a realização de buscas complexas onde é possível encadear várias condições seja elas com AND ou OR. Por exemplo:

from django.db.models import Q

lista_receitas.filter(Q(nome_receita__icontains=nome_a_buscar) | Q(categoria__icontains=nome_a_buscar))

No código acima estamos realizando a busca tanto pelo nome da receita quanto pelo nome da categoria.

Neste tópico respondi detalhadamente a respeito dessa forma de filtragem, me avise se houver alguma dúvida. Estou por aqui.

Abraços e bons estudos!

Olá, Nádia. Muito obrigado, vou testar em breve e depois respondo aqui. Muito obrigado pela ajuda. Minha grande dificuldade é entender a documentação do Django, nunca encontro o que procuro rsrs.

Hahaha Algumas documentações são densas mesmo e por vezes o fato da maior parte estar em língua estrangeira pode dificultar mais ainda. Mas fique tranquilo quanto a isso, com o tempo você vai se acostumando.

Qualquer dúvida na execução do procedimento ou conceito é só postar aqui.

Fico no aguardo =)

solução!

Não faz parte da dúvida inicial, mas tenho outra questão. Criei um html pra efetuar o login, autentiquei e tudo, mas quando realizo o login aparece a seguinte mensagem:

uma violacao em um site ou app expoe suas senhas... O que devo fazer? Como deixo minha aplicação segura?