6
respostas

filtro de produtos

caso eu queira filtrar os produtos teria que passar por ajax? ou há outro meio de fazer isso

6 respostas

Oi Thiago, tem várias formas, você pode fazer por ajax, por submit de um formulário, mas sim, você sempre vai precisar fazer uma requisição ao servidor.

eu vou precisar do ajax ou posso passar uma function no forms direto para produtos?

Thiago, o que eu quero dizer é que você tem várias formas de fazer esse filtro. Depende muito da estratégia. Você não precisa usar ajax necessariamente. Vou listar 3 formas aqui.

1 - Com ajax você faz uma requisição ao servidor pedindo apenas os produtos que passam no filtro e popula a tabela novamente.

2 - Sem ajax, você vai ter um form de filtros que envia a mesma requisição para o servidor que retorna para a mesma página com os produtos filtrados.

3 - Filtra no HTML mesmo escondendo ou exibindo as linhas da tabela com CSS.

Nos casos 1 e 3, você vai criar um js pra executar direto na página de listagem. Na opção 2, você vai escrever um código lá na rota e outro na classe que carrega os produtos do banco.

Entendi, valeu!!!!

Outra coisa no caso no 2 utilizaria o próprio nodejs correto?

Caso você utilize o caso 3, uma sugestão seria você utilizar isso aqui:

https://datatables.net/

Este é um plugin Jquery que filtra a tabela do lado do cliente, ele é bem fácil de usar.

Apenas complementando a resposta, você pode ter dois cenários:

Os casos 1 e 2 são ideais para o caso de você trabalhar com um grande volume de informações. Nestes cenários, o correto é pesquisar por razões de desempenho. Perceba que nestes casos o tempo de desenvolvimento aumenta.

Caso desempenho não seja problema, ou você trabalhe com poucas informações, o caso 3 pode ser mais interessante, já que exige menos esforço de programação.

Todas as respostas são válidas, mas você precisa avaliar qual a melhor opção para suas necessidades.

Isso Thiago, no 2 você usa o próprio node pra filtrar com base em um formulário HTML.