Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Filtro de dados por usuário (forma dinamica)

Dúvida sobre DataScience - Google Cloud ... Data Studio .. Filtros Usando Data Studio, é possível controlar o acesso ao dado por usuário, sem ter que criar filtro para cada usuário de forma cravada ? Ex. Usuário A, só pode ver dados de São Paulo, Usuário B, só pode ver dados da Bahia. Como fazer isso no Data Studio ?

2 respostas
solução!

Oii Eriovaldo, tudo bom?

Sinto muito pela demora em retornar com sua resposta.

Tem como sim, mas isso é feito com filtro de email, ele oferece segurança no nível da linha para os dados dos usuários conectados.

Na filtragem por endereço de e-mail, é comparado o email da pessoa que está visualizando conectado com um campo na sua fonte de dados que contém endereços de e-mail válidos. Para cada linha nos seus dados, o filtro verifica se o e-mail da pessoa que está visualizando corresponde ao endereço na linha em questão.

Um exemplo:

E-mailDados
alan@example.comabc
maria@example.comcde
alan@example.comefg
maria@example.comghi

Se essas informações fossem filtradas por endereço de e-mail e alan@example.com visualizasse o relatório filtrado, ele só veria os dados abc e efg. Se maria@example.com conferisse o mesmo relatório, ela veria os dados efg e ghi.

Isso funciona quando você tem uma relação individual entre os visualizadores e os dados. Mas e se você quiser que diversas pessoas vissem as mesmas linhas de dados? Isso é conhecido como um relacionamento de muitos para muitos.

O filtro por e-mail só funciona em um endereço por linha. Portanto, não é possível colocar uma lista de endereços no campo de e-mail. Por exemplo, essa abordagem não funcionará:

E-mailDados
alan@example.com, gerente@example.com, vicepresidente@example.com, vip@customer.comabc

Então, o que acontece, você precisa combinar os dados para poder fazer isso. É um processo muito complexo e longo para eu poder detalhar aqui pra você no fórum, então vou deixar o link da documentação, que está bem detalhada e explica como fazer.

Espero que isso te ajude. Qualquer coisa você me fala, tá bom? :)

Olá Maria Gabriela, Com essa abordagem a base de dados tem que ser modelada para atender essa seleção de dados conforme o usuário conectado. O curso está em andamento ainda, se não aparecer esse tema novamente em alguma aula, vou fazer uns exercícios com essa técnica. Muito bom. Muito Obrigado pelo seu retorno e se tiver outras dúvidas nesse contexto, retornarei. []s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software