Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Filtro de dados no Server-Side

Olá amigos, gostaria de saber se existe como filtrar os dados do mongo quando pego eles no servidor e retorno para o client. O que eu queria fazer é semelhante a sintaxe WHERE, SELECT, do sql. Atualmente apenas sei tratar estes dados pelo Client usando filter. E pra mim não fa sentido retornar 1000 registros do banco para selecionar 10 no client.

Se for possível me ajudar com um pedacinho de código para eu entender... ou uma boa documentação ajudaria muito. Como estou aprendendo... mesmo se eu soubesse que é possível fazer (sei que é) eu não saberia executar isso. Conto com a ajuda de vocês.

7 respostas
solução!

Já experimentou ver a documentação do Mongoose?

http://mongoosejs.com/docs/queries.html

Lá tem as instruções para fazer where e coisas a fins. Aliás, é muito bem documentado.

Aliás, no curso de MEAN da Alura você aprendeu a usar Mongoose, só pegar o conhecimento já adquirido e aplicar o que aprenderá com a documentação.

Estou dando uma olhada, e vou estudar mais a fundo.

Talvez seja meio tola ou ainda imatura minha observação, mas pelo o que percebi a query eh montada no server. Como eu passaria a query do Client para o Server usar?

exemplo:

lista(): Observable<ClientsService[]> {

return this.http
        .get(this.clientUrl)
    .query("where"=>"") // algo assim?
        .map(res => res.json());

}

Você envia os parâmetros para uma API no server e a API passa os parâmetro para a query. Não se monta query no lado do client. Isso não é específico do Angular, a web é assim.

Obrigado pela orientação. Vou estudar e fazer testes.. Qualquer dúvida volto a postar.

Tipo, talvez você tenha partido direto para SPA com MEAN. SPA's são zilhões de vezes mais complexas que aplicações web tradicionais. Sem a base de app tradicionais, aprender como a web funciona com SPA é muito complicado.

Conheço bastante das aplicações tradicionais.. trabalhei 8 anos com PHP, JS, CSS, HTML, frameworks como jquery e codeigniter. Mas há alguns meses comecei a me atualizar para SPA e compreender as novas tecnologias. É bastante confuso no começo... mas depois que vi alguns cursos do alura e agora partindo para a prática (pelo menos tentando hehe).. eh que as coisas estão mais tangíveis e claras... estou me acostumando ainda, então posso fazer algumas perguntas bem imaturas (desculpa por isso), a fim de ter um "primeiro contato"; facilita pra mim na hora de entender a documentação

Relaxa, se você já tem base em desenvolvimento web, fica mais fácil. Mais difícil ainda seria se não tivesse.