Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Filtrar com Stream ou Direto na Query do BD?

Olá pessoal!

Estou curtindo bastante as Streams e Collectors.

Estou pensando o seguinte, tratando-se de de performance, no caso trazer uma lista de objetos do banco de dados, compensa mais eu listar todos os registros de determinado período e tratar alguns filtros dessa lista de objetos com streams ou é melhor já passar os parâmetros de filtro na query com hibernate por exemplo?

1 resposta
solução!

Ola Ailton,

Em casos de performance, é difícil ter uma resposta pois normalmente é baseado em contexto técnico (tipo de banco, servidor, etc), quanto quantidade de registros.

Mas no mais comum é que fazer a consulta parametrizada já direto em base, sem trazer todos os dados e trata-los em código, tende a ser o melhor em vários cenários. Como a base normalmente é em uma máquina separada do servidor do sistema, já aproveita a divisão de processamento e memória, além de que banco de dados tem uma alta performance em filtro de dados.

O único porém é quando começamos a colocar regras de negócio em banco. Acredito que não seria o seu caso mencionado, por ser somente um filtro de uma consulta.