Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

FileUriExposedException

O curso está desatualizado... Depois de procurar muito tempo o erro em meu código percebi que o conteúdo do curso não estava de acordo com as versões atuais. Comecei então a procurar no fórum, que diga-se de passagem, é péssimo para procurar algo... E percebi que o problema já foi identificado... outros usuários passaram pela mesma situação, notificaram a staff e nada foi feito... Aí fica difícil...

Na aula 2, é ensinado a gerar um caminho único para que seja salva a foto que o usuário tira pelo aplicativo. Porém no Android 7 URI do tipo "file://" geram FileUriExposedException.

:S

Previsão da atualização do curso? Para que funcione nos dispositivos atuais?

6 respostas

Oi Rafael, tudo bem ?

A Exception FileUriExposedException, só é encontrada a partir do Android 7 e nas versões posteriores. Segundo os dados relatos do Google apenas 2% - 5% dos usuários estão utilizando essas versões.

Contudo sabemos que é necessário fazer uma atualização nessa aula, se não imagino já está marcada para ser regravada, mas não sei de datas especificamente. O que eu posso fazer agora é te passar algumas formas de implementar o código para essas versões enquanto ainda não temos isso em aula.

A própria documentação de Android Developer :

https://developer.android.com/reference/android/support/v4/content/FileProvider.html

E preciso apenas ver com Jeferson, o instrutor do curso, pois ele deixou pronto o material juntamente com um post, eu apenas não tenho link para te passar, assim que pegar te passo também.

Outra coisa que você fazer por enquanto é seguir com o código da forma que está hoje e utilizar um emulador com android inferior ao 7/8 para que possa dar sequência no curso por enquanto.

O que você precisar estou a disposição !

Obrigado pela resposta.. ... estou concluindo o curso emulando a versão 6... Assim que tiver o material, por favor me encaminhe... ;) Thanks.

solução!

Rafael,

https://cursos.alura.com.br/course/android-studio-ii-integracoes-e-recursos/task/23374

Está na opinião do instrutor nessa atividade.

Dá uma conferida lá !

O Android Studio está acusando "erro" no buildConfig, de acordo com o LOG ele pede para declarar como variável, alguém pode me ajudar com exemplo do trecho do código correto?

Error:(52, 33) error: cannot find symbol variable buildConfig

Trecho do meu código:

Button botaoFoto = (Button) findViewById(R.id.formulario_botao_foto); botaoFoto.setOnClickListener(new View.OnClickListener() { @Override public void onClick(View v) { Intent intentCamera = new Intent(MediaStore.ACTION_IMAGE_CAPTURE); String caminhoFoto = getExternalFilesDir(null) + "/"+ System.currentTimeMillis() +".jpg"; File arquivoFoto = new File(caminhoFoto);

intentCamera.putExtra(MediaStore.EXTRA_OUTPUT, FileProvider.getUriForFile(this, buildConfig.APPLICATION_ID + ".provider", arquivoFoto));

startActivityForResult(intentCamera, 123);

Emerson, você pode abrir outro tópico para gente te ajudar ?