4
respostas

FileNotFoundError: [WinError 2] O sistema não pode encontrar o arquivo especificado

Boa noite, estou tentando buscar um arquivo na pasta, ele está na raiz do arquivo também, mas esse erro é retornado "FileNotFoundError: [WinError 2] O sistema não pode encontrar o arquivo especificado" Alguém saberia me dizer como corrigir?? Obrigado

codigoErro

4 respostas

Olá, acredito que o problema não seja o arquivo audio.mp3 e sim a falta de alguma dependencia indireta do pydub. O pydub só consegue abrir arquivos wav por conta propria, para mp3 ele precisa de uma ajudinha.

https://github.com/jiaaro/pydub#dependencies

Então, mas nesse caso é para conversão do arquivo mp3 para wav. No caso ele não está encontrando o diretório, seja aonde ele estiver, passando o caminho completo ou não.

Então Vinicius, esse erro de arquivo não encontrado provavelmente não é do seu arquivo, mas de algum arquivo que o pydub precisa internamente, como voce disse, você esta convertendo de mp3 para wav, mas o pydub não sabe ler mp3, por isso ele precisa de outra codigo que saiba ler.

Um teste que você pode fazer é renomear o audio para um arquivo que realmente não exista, provavelmente você vai ver um erro diferente dizendo que não conseguiu executar o open, mais ou menos assim:

line 60, in _fd_or_path_or_tempfile fd = open(fd, mode=mode) FileNotFoundError: [Errno 2] No such file or directory: 'audio2.mp3'

É um FileNotFoundError também, mas você consegue perceber que o interpretador nesse caso sabe qual arquivo ele procurava e qual ele não achou.

Uma abordagem que eu segueria no seu caso após esse teste, é instalar o ffmpeg.

Mac

brew install ffmpeg

Linux

apt-get install ffmpeg libavcodec-extra

Windows

http://builds.libav.org/windows/

Se o seu caso for windows, você vai precisar colocar o /bin do ffmpeg no PATH do windows.

Obrigado Paulo, vou tentar usar o ffmeg, eu tentei usar ja essa biblioteca também, mas ao passar o arquivo ocorreu o mesmo erro, mas talvez seja pelo que você disse sobreo PATH do Windows.