Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

FERRAMENTAS ONLINE

Sobre as ferramentas online tais como SQLONLINE e Google Planilhas (Google Spreadsheet).

Alimentar essas ferramentas com dados sigilosos é seguro?

Os proprietários das ferramentas podem reter os dados que foram jogados nas ferramentas online?

1 resposta
solução!

O que você deve ter em mente é que por mais seguro que o "meio" seja, ele está sujeito a falhas e invasões, como você pode ver no link abaixo (reportagem de 30/05/24), mas acho o Google uma plataforma segura, não conheço o SQLONLINE. Em relação a retenção de dados, acho muitíssimo provável que isso ocorra ou vá ocorrer, desde que em serviços confiáveis.

Quando ao uso de dados sigiloso em planilha, dependendo do grau de sigilo, particularmente, acho que não é a melhor opção. Com um pouco de pesquisa acredito que existam ferramentas mais apropriadas para isso.

Pessoalmente utilizo o serviço do Google Drive para guardar minhas informações e quanto se trata de informações sensíveis faço a criptografia e, normalmente, compacto com senha. Isso me dá uma segurança extra, caso exista um vazamento.

https://tecnoblog.net/noticias/google-confirma-megavazamento-de-documentos-confidenciais-sobre-buscas/