1
resposta

Ferramentas de Autorreflexão

Buscar esses hábitos;

1. Mantenha um Diário de Emoções
    Reserve alguns minutos no final do dia para anotar como você se sentiu em diferentes situações.
    O que aconteceu? (Ex: Uma reunião no trabalho, uma conversa com um amigo).
    Como me senti? (Ex: Frustrado, alegre, ansioso).
    Por que me senti assim? (Ex: Fiquei frustrado porque minha ideia foi ignorada).
    Este exercício ajuda a identificar gatilhos emocionais e padrões de comportamento.
  2. Faça Perguntas a Si Mesmo
    A reflexão é a chave. Ao se fazer perguntas, você força a mente a buscar respostas profundas.
    "Quais são meus principais valores?"
    "O que realmente me motiva?"
    "Quais são meus maiores medos e por quê?"
    "O que eu faria se não tivesse medo de falhar?"
    Você pode usar um caderno ou as notas do celular para responder a essas perguntas sempre que tiver um tempo livre.
  3. Pratique a Meditação e a Atenção Plena
    Meditar não é apenas sobre esvaziar a mente, mas sobre observar seus pensamentos e emoções sem julgamento.
    Sente-se em um local calmo.
    Concentre-se na sua respiração.
    Quando um pensamento surgir, apenas o observe e, gentilmente, volte a focar na respiração.
    Isso te ajuda a se desconectar do "piloto automático" e a entender como a sua mente funciona.
  4. Peça Feedback
    Às vezes, a visão de outras pessoas pode trazer à luz aspectos que você não consegue enxergar.
    Pergunte a pessoas de confiança (amigos, familiares, colegas de trabalho) como elas te enxergam.
    Pergunte sobre seus pontos fortes e sobre os aspectos que você poderia melhorar.
    Lembre-se de ouvir com a mente aberta, sem se defender. O objetivo é coletar informações, não provar um ponto. A opinião dos outros é uma ferramenta valiosa para complementar a sua autoanálise.
1 resposta

Olá novamente, Irineu!

Agradeço mais uma vez por compartilhar essas ferramentas de autorreflexão. Acredito que o post tenha sido duplicado por engano, o que é super comum de acontecer.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade