Gosto muito de anotar em um caderno pequeno, ele me acompanha no meu dia a dia. No trabalho também uso o Trello que também me ajuda bastante na organização.
Gosto muito de anotar em um caderno pequeno, ele me acompanha no meu dia a dia. No trabalho também uso o Trello que também me ajuda bastante na organização.
Olá, Ana. Como vai?
Essa combinação de ferramentas que você usa é fantástica e super eficiente! O hábito de carregar um caderno pequeno para anotações rápidas no dia a dia é uma das melhores práticas de produtividade, atuando como o que chamamos de caixa de entrada (inbox). No método de produtividade, a caixa de entrada serve para tirar as ideias e preocupações da mente o mais rápido possível para que você não perca o foco no que está fazendo.
O Trello complementa isso muito bem no ambiente de trabalho, agindo como o sistema de organização visual e execução baseado na metodologia Kanban (A Fazer, Fazendo, Feito).
Para que esse sistema duplo (analógico + digital) funcione perfeitamente sem que você se perca ou sofra com informações espalhadas, existem algumas boas práticas importantes:
1. Crie o Hábito do Processamento
O caderno serve para capturar a informação no calor do momento, mas ele não deve ser o destino final das suas tarefas pendentes.
2. Evite a Duplicidade
Para não gastar energia à toa, tente definir regras claras para cada ferramenta. Por exemplo: o caderno é exclusivo para insights, rascunhos rápidos e anotações de reuniões rápidas. O Trello é o dono absoluto dos prazos, checklists detalhados e status das suas entregas profissionais. Se algo está nos dois lugares sem critério, você acaba trabalhando o dobro para manter ambos atualizados.
3. Mantenha o Trello Limpo
Assim como as folhas do caderno vão passando, os cartões do Trello precisam se mover. Garanta que a coluna "Feito" (Done) seja limpa ou arquivada semanalmente para manter o visual do seu painel limpo e trazer aquela sensação boa de dever cumprido (acabativa).
Usar o papel para aliviar a mente e o digital para gerenciar os projetos cria um equilíbrio perfeito entre foco e organização!
Espero que possa ter lhe ajudado!