Gosto muito de anotar em um caderno pequeno, ele me acompanha no meu dia a dia. No trabalho também uso o Trello que também me ajuda bastante na organização.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gosto muito de anotar em um caderno pequeno, ele me acompanha no meu dia a dia. No trabalho também uso o Trello que também me ajuda bastante na organização.
Olá, Ana. Como vai?
Essa combinação de ferramentas que você usa é fantástica e super eficiente! O hábito de carregar um caderno pequeno para anotações rápidas no dia a dia é uma das melhores práticas de produtividade, atuando como o que chamamos de caixa de entrada (inbox). No método de produtividade, a caixa de entrada serve para tirar as ideias e preocupações da mente o mais rápido possível para que você não perca o foco no que está fazendo.
O Trello complementa isso muito bem no ambiente de trabalho, agindo como o sistema de organização visual e execução baseado na metodologia Kanban (A Fazer, Fazendo, Feito).
Para que esse sistema duplo (analógico + digital) funcione perfeitamente sem que você se perca ou sofra com informações espalhadas, existem algumas boas práticas importantes:
1. Crie o Hábito do Processamento
O caderno serve para capturar a informação no calor do momento, mas ele não deve ser o destino final das suas tarefas pendentes.
2. Evite a Duplicidade
Para não gastar energia à toa, tente definir regras claras para cada ferramenta. Por exemplo: o caderno é exclusivo para insights, rascunhos rápidos e anotações de reuniões rápidas. O Trello é o dono absoluto dos prazos, checklists detalhados e status das suas entregas profissionais. Se algo está nos dois lugares sem critério, você acaba trabalhando o dobro para manter ambos atualizados.
3. Mantenha o Trello Limpo
Assim como as folhas do caderno vão passando, os cartões do Trello precisam se mover. Garanta que a coluna "Feito" (Done) seja limpa ou arquivada semanalmente para manter o visual do seu painel limpo e trazer aquela sensação boa de dever cumprido (acabativa).
Usar o papel para aliviar a mente e o digital para gerenciar os projetos cria um equilíbrio perfeito entre foco e organização!
Espero que possa ter lhe ajudado!