Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Ferramenta para gestão de pessoas e projetos científicos.

Olá pessoal, Estou trabalhando como project manager em uma universidade holandesa. Sou responsável por fazer o macrogerenciamento de uma equipe de pesquisadores (PhDs e pós docs) envolvidos em vários projetos que ocorrem em simultâneo. Temos financiamentos de diferentes fontes, e muitas vezes temos que mesclar a fonte pagadora de cada pesquisador ao longo do seu contrato com a universidade. Estou atualmente trabalhando no Excel, mas estou em busca de alguma ferramenta mais amigável, onde eu possa envolver os stakeholders, sem que eles tenham acesso a todo o orçamento, que é confidencial. Não se trata propriamente de uma ferramenta para agilidade de cada projeto, pois o orientador de cada um faz esse trabalho diretamente. Trata-se mais de uma ferramenta onde eu possa ter uma big picture de todos os membros dessa equipe (cerca de 30), onde cada um está trabalhando atualmente, e possíveis planos de extensão de contrato. Alguém conhece alguma ferramenta que possa ser usada para esse fim? Agradeço muito por qualquer dica! Grande abraço, Adriana

3 respostas
solução!

Olá, Adriana! Tudo bem?

Muito bacana o contexto em que está trabalhando como project manager!

Para esta finalidade que você mencionou, talvez o Microsoft Project possa ser uma ferramenta válida para que você faça o gerenciamento macro do projeto, envolvendo a gestão da equipe de pesquisadores, financiamentos, orçamento, contratos. O Project é similar ao Excel, mas fornece melhores funcionalidades para o gerenciamento de projetos. O Microsoft Project, ou MS Project, é um software que permite ao usuário planejar e controlar as etapas dos projetos e atividades. Aqui na Alura, temos um curso de MS Project que pode lhe auxiliar com a ferramenta.

Também existem sistemas voltados para integração de áreas de gerenciamento:

Alguma dessas recomendações encaixa no seu contexto? Caso não seja este o foco para sua aplicação, ou caso tenha alguma dúvida em relação às recomendações, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!

Abraços e bons estudos! :)

Olá Guilherme, Muito obrigada pela recomendação. Vou iniciar o curso hoje mesmo e ver se atende às minhas necessidades. Caso não atenda, farei uma exploração das demais ferramentas. Grande abraço!

Olá, Adriana!

Por nada! Está ótimo então, e qualquer dúvida que venha a surgir ao longo do curso sinta-se à vontade para compartilhar conosco!

Bons estudos!! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software