2
respostas

Ferramenta de Modelagem de Banco

Alguma sugestão de uma ferramenta gratis de modelagem para o NoSQ (estilo ER Studio, etc...)?

2 respostas

Victor, não sei se você quis dizer NoSQL, então vou responder para os dois tipos (NoSQL e bases relacionais), ok?

Bases relacionais

Para meus cursos aqui na Alura usei ferramentas de modelagem visual genéricas com template para diagramas entidade-relacionamento. Usei o Draw.io. Também fiquei interessado em testar o SqlDbm, que está gratuito ainda em versão beta.

NoSQL

Não tenho experiência com bancos de dados NoSQL. Contudo, fiz uma pesquisa no Google sobre nosql modeling tools e cheguei a esse tópico do StackOverflow. A resposta mais votada sugere utilizar ferramentas genéricas de modelagem visual para representar o modelo de dados.

Espero que tenha ajudado.

Victor

Não conheço.

Mas, nos meus projetos, me preocupo mais na modelagem das classes. Elas podem ser feitas através de diversas ferramentas de UML. As minhas classes é que serão importantes para o meu projeto.

A serialização e "desserialização destas mesmas classes é que vai transforma-las de objetos para JSON e vice versa. Ai sim eu armazeno estes JSONs no banco NOSQL, usando uma coleção para cada classe.

Em outras palavras: Concentre-se na modelagem do seus sistema e das classes de objetos que serão requisitos do seu aplicativo. As coleções do banco de dados NOSQL será consequências disto.

Att

Victorino.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software