Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

FERRAMENTA

Olá, estou apresentando um problema no curso.

Verifiquei que o curso inicia com alguns comandos, depois criação de tabela etc.

Porém não vi uma aula apresentando a ferramenta, exemplo o que é HML, Produção, STG. Então não estou conseguindo associar no meu trabalho para verificar um erro na base, no trabalho. Podem me ajuda? Ou indicar o local ou artigo?

At.te

4 respostas

Ei, Daniel! Tudo bem?

Poderia me dizer em qual aula você viu sobre esses termos, HML, Produção e STG? Dessa forma eu consigo te orientar melhor em suas dúvidas. Este guia vai te ajudar a trazer mais detalhes da sua dúvida.

Para começar, temos no curso que você está faz parte de uma formação, que se inicia com dois materiais:

Qualquer dúvida, conte comigo para te ajudar.

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Não vi no curso, por isso queria saber qual poderia me ajudar a ver esse tema.

AT.TE

solução!

Ei, Daniel! Tudo bem?

Esses termos que você referenciou está ligado com a área de infraestrutura de TI, banco de dados corporativos e Machine Learning, certo? Nesse curso que está compartilhando é sobre o uso da ferramenta SQLite e a linguagem SQL, realmente não vai abordar sobre os tópicos.

Mas, vamos por partes para tudo ficar mais claro:

O que é HML, Produção e STG?

• HML (Homologação): é o ambiente usado para testes finais antes de ir para produção. Geralmente espelha a produção, mas sem impactar os usuários reais.

• Produção: é o ambiente real, onde o sistema está em uso por clientes/usuários.

• STG (Staging): ambiente intermediário entre desenvolvimento e produção, usado para validar integrações, performance e dados com mais realismo do que em dev/test.

Em muitas empresas, o fluxo é: DesenvolvimentoStagingHomologaçãoProdução.

Exemplificando

Imagine que você está construindo uma casa para uma família morar. No começo, na fase de desenvolvimento, é como desenhar os planos e fazer maquetes em um ateliê, testando ideias e ajustando o projeto com liberdade para errar e experimentar. Depois, na etapa de staging, você constrói uma versão quase final da casa em um terreno de teste, usando materiais bem parecidos com os definitivos, para checar se a estrutura aguenta, se as instalações funcionam e se tudo está bem integrado, mas ainda sem ninguém morando. Já na homologação, é como convidar a família para uma visita final antes da mudança, onde eles caminham pela casa, testam os interruptores, abrem as torneiras e verificam se está tudo certo, sem que a casa esteja oficialmente habitada. Por fim, na produção, a família se muda de vez, começa a viver na casa, e tudo precisa funcionar perfeitamente, porque agora é o ambiente real, onde qualquer problema afeta diretamente os moradores.

Conteúdos relacionados

Espero ter ajudado e qualquer dúvida conte conosco.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Olá, bom dia.

Nathalia, meus parabéns pela explicação e atenção dada.

Nota 10