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Feita a apresentação, uma dúvida que eu teria enquanto dono da gráfica é. Qto reais terei de retorno a cada real investido ?

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Seria interessante deixar um valor de investimento para essas ações, na apresentação?

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solução!

Oi, Rodrigo!

Vou responder a segunda questão primeiro.

Sim, seria interessante você deixar um valor de investimento em mídia na apresentação que você for fazer para o cliente. Esse valor será sugestivo e precisa ser baseado de acordo com os objetivos e metas do cliente.

Sobre a sua primeira questão, no marketing, investindo nas mídias para a promoção do seu produto ou serviço não temos como saber de primeiro momento. Imaginando um cenário onde você está conhecendo o seu cliente, levantou o briefing/ necessidades dele, não é possível dizer o quanto de retorno aquele investimento em mídia irá trazer exatamente. Mas como assim, então vou ter que inventar informações pra fazer com que o cliente feche negócio comigo? Não.

Após feito o briefing, ter entendido as necessidades do cliente, entender se ele já investiu em marketing digital antes ou até mesmo em mídia tradicional (os que nunca investiram em nenhum tipo ou só no tradicional costumam ser mais difíceis de conhecer justamente por não terem conhecimento das possibilidades que as ferramentas podem trazer para o seu negócio), ter entendido seu público, ter pesquisado sobre o público que o cliente acredita ter (às vezes nem o cliente sabe quem é), ter entendido o seu produto, serviço, quanto custa, qual é a média de vendas por semana/ mês/ trimestre, etc.. e entender qual é o objetivo do cliente, ou seja, quanto ele espera aumentar o seu negócio é que todos esses valores de quanto é investido em mídia poderá ser feito e quanto se pode esperar de retorno.

A partir dessas informações levantas, organizadas, discutidas, revisadas e aprovadas, se monta um plano mais detalhado de marketing. É nesse momento que o time de marketing colocará metas a serem atingidas em determinado tempo para conseguir o retorno esperado pelo cliente. As metas dependem da plataforma ou das plataformas que serão utilizadas para essa comunicação, mas como estamos no marketing digital podemos considerar algumas coisas como conversão não de venda, mas de possível cliente, tais como:

  • landing page, onde o usuário preenche o seu nome para ter acesso a algum conteúdo gratuito;
  • newsletter, onde o usuário recebe conteúdos sobre o produto ou serviço periodicamente; chamamos isso de nutrição do lead. essa é uma ótima estratégia para criar laços e para apresentar sua empresa, produto ou serviço caso você seja novo no mercado ou ainda não tenha uma confiança estabelecida na sua área

Espero ter ajudado de alguma forma :) Bons estudos!

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