1
resposta

Feedback sobre o curso até agora

Boa tarde! Gostaria de deixar aqui um pequeno feedback. Tenho gostado das video-aulas até aqui, porém acho que deveria haver uma pequena re-formulação na maneira com que nos é apresentado a introdução a biblioteca p5.js. Tentarei agora explicar um pouco melhor o que quero dizer com isso. Na primeira parte do curso, temos a introdução ao scratch, que é uma ferramenta maravilhosa e super legível e didatica para iniciantes(como eu). Lá, nós conseguimos ver como e reforcar um pouco do pensamento lógico necessário para começar na programação. O objetivo nessa primeira parte é montar um jogo de pong no scratch. Após a primeira parte concluída, começamos a escrever o mesmo código no p5.js. Porém, apenas no final da primeira parte da montagem com javascript - após fazermos a refatoração do código - temos a informação que o p5.js é uma biblioteca e algumas funções já são pré-feitas dentro do site. Eu mesmo, no decorrer das vídeo aulas, tive algumas dúvidas sobre o porque de no plano cartesiano do p5.js no valor de Y, a bolinha ia para baixo mesmo tendo valor positivo e também porque a funcao era repetida sem parar na soma do valor de velocidade da bolinha. Só fui ter a explicacao em um texto ja no final... Acho que seria mais esclarecedor se eu ja tivesse a informacao desde o comeco de que estava trabalhando em uma biblioteca e que algumas formas de trabalhar ja sao pré-estabelecidas... Para alguem que já conhece, isso pode ser óbvio. Mas, para mim, que estou começando agora e não conhecia a p5.js, quase me fez cair os cabelos tentando descobrir o que estava acontecendo. De resto, acho que até agora as vídeo-aulas cumprem com o que estabelecem no começo!

1 resposta

Muito legal seu ponto , o instrutor deia claro que o p5.js é uma biblioteca e não uma IDE de desenvolvimento para quem esta iniciando acredito ser um bom ponto de partida