Olá! Poderia me dar um feedback sobre a lógica que tive em solucionar o desafio passado pelo instrutor?
Meu código:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue', 'red', 'green'];
var cor = 'blue';
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
for( var i = 0; i < cores.length; i++ ){
var azul = cores[0];
red = cores[1];
green = cores[2];
if ( cor === azul) {
cor = red;
break;
} else if ( cor === red ) {
cor = green;
break;
} else {
cor = azul;
break;
}
console.log('mudaCor var', cor);
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>
A forma como o instrutor fez parece ser bem mais simples e enxugou o código. Não me passou pela cabeça esta forma de incrementar sem a necessidade de um for. Poderia me dar algumas dicas sobre ?
Código do instrutor:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue', 'red', 'green']
var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
}
return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>
Obrigada!