Olá! Poderia me ajudar, por favor, a entender o código do instrutor? Porque é necessário saber também a posição y do alvo?
Segue código:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
desenhaCirculo(300,200, raio + 20, 'red');
desenhaCirculo(300,200, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(300,200, raio, 'red');
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if ((x > 300 - raio)
&& (x < 300 + raio)
&& (y > 200 - raio)
&& (y < 200 + raio)) {
alert('Acertou');
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>
Poderia, por favor, dar um feedback sobre o código desenvolvido? Deu certo, mas a lógica está correta ou poderia haver algum problema da forma como foi realizada?
Segue meu código:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
desenhaCirculo(300,200, raio + 20, 'red'); // maior círculo
desenhaCirculo(300,200, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(300,200, raio, 'red'); // menor circulo
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
console.log('x, y', x, y);
var alvoX = 290 >= 310;
if( x >= 290 && x <= 310 ){
console.log('Acertou o alvo!');
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>
Obrigada =)