1
resposta

Feedback sobre minha resolução

/*Você está desenvolvendo um sistema de controle de máquinas em uma fábrica. Cada máquina é representada por um objeto que, além das informações básicas, também possui um método interno que exibe seu status. Escreva um programa que:

Crie um objeto maquina com as propriedades: nome, funcionando.
Adicione um método chamado exibirStatus que exibe no console: "A máquina [nome] está em funcionamento." ou "A máquina [nome] está parada.", dependendo do valor de funcionando.
Chame o método exibirStatus. */

const maquina = {
  nome: 'Esteira Transportadora',
  funcionando: 0,
  exibirStatus(){
    if(this.funcionando) estado = 'funcionando'
    else estado = 'inativa';
    console.log(`A(o) ${this.nome} está ${estado}`)
  }
};

maquina.exibirStatus();
1 resposta

Oi, Matheus! Como vai?

Achei interessante como você estruturou o objeto maquina, incluindo o método interno exibirStatus, o que mostra uma boa compreensão sobre como encapsular comportamento em objetos. A lógica está clara e bem aplicada.

Uma dica interessante para o futuro é usar valores booleanos (true ou false) para a propriedade funcionando, deixando o código mais direto e expressivo. Veja este exemplo:


const maquina = {
  nome: 'Esteira Transportadora',
  funcionando: true,
  exibirStatus() {
    const estado = this.funcionando ? 'funcionando' : 'inativa';
    console.log(`A(o) ${this.nome} está ${estado}`);
  }
};

maquina.exibirStatus();

Esse código usa um operador ternário para decidir a mensagem e funcionando: true em vez de 0 ou 1, o que torna a intenção mais clara.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!