Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Feedback sobre agrupador de contas, resposta 2.

Boa madrugada senhores, meu método esta rodando liso porém a resposta da questão 2 me confundiu um pouco. Se alguém puder me explicar:

."..Isto é, a classe Conta serve como um agrupador de tipos e o polimorfismo ainda é possível!"

O que é e pra que serve um agrupador de tipos? O resto está bacana!

Desde já obrigado!

4 respostas

Olá André! Veja bem, perceba que tanto a classe ContaCorrente como a ContaPoupanca estendem de Conta, logo perceba que são dois tipos que agora estão agrupados devido a Classe Conta. Mas porque agrupados?

Agrupados é uma forma de dizer, eles estao agrupados porque ambos podem ser referenciados por uma variavel do tipo Conta e etc.. devido ao polimorfismo.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Opa Romário acredito que isso eu entendi. Não consegui entender pra que serve um grupo. Onde exatamente eu usaria uma coleção de grupos por exemplo?

Obrigado!

solução!

Pense que assim como no exemplo você tem um banco com diversos tipos de Conta. ContaEspecial, ContaCorrente, ContaPoupanca.

Conta no caso é uma classe abstrata, e as outras três estendem de Conta. Pense agora que eu tenho uma classe TestaContas, ela terá um método qualquer que para executar precisa de um objeto do tipo Conta como parâmetro.

public void metodoQualquer(Conta c){ //Execução de algo }

Como ContaCorrente, ContaPoupanca e ContaEspecial são classes que estendem de Conta, elas podem passadas como parâmetro para um método que precisa de um objeto conta. No caso não se torna necessário um objeto especifico do tipo ContaCorrente.

É importante lembrar que há casos em que não se recomenda usar isso, pois passando o parâmetro "Conta c", só poderão ser usados atributos e métodos que existem dentro da classe Conta.

Espero ter sido claro.

Acho que consegui associar. O abstract ta indo de boa estava tentando entender mesmo uma situação pra ficar mais claro.

Obrigado senhores.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software