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Feedback

Muitas pessoas não apreciam receber feedbacks devido a uma combinação de fatores emocionais e psicológicos. Primeiramente, o feedback pode ser percebido como uma crítica pessoal, gerando sentimentos de inadequação ou insegurança. Além disso, o medo do julgamento e a vulnerabilidade exposta ao receber críticas podem desencadear reações defensivas. A falta de habilidades de comunicação eficazes por parte de quem oferece o feedback também pode agravar a situação, tornando a mensagem mais difícil de aceitar. Finalmente, a cultura organizacional e social que não valoriza o crescimento contínuo pode desestimular a receptividade ao feedback construtivo.

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Bom dia Valdir! Tudo bem com você?

O feedback, quando mal comunicado ou recebido de forma pessoal, pode gerar desconforto e muita resistência. Algo que ajuda nesse processo é focar nas ações e fatos, em vez de fazer julgamentos pessoais. Não é o que falamos, mas como falamos e do tom que falamos. Por exemplo:

Imagem que do lado esquerdo um julgamento e do lado direito a mensagem ajustada com dados e fatos.

Já para receber um feedback, é importante não ficarmos nos justificando, mas ter um olhar de crescimento e respeito pelo que foi dito:

  • Não leve para o lado pessoal;
  • Não reaja imediatamente;
  • Agradeça pelo feedback;
  • Aprenda com o feedback;
  • Defina melhorias;
  • Faça perguntas;
  • Mantenha a mente aberta.

Obrigado pela sua contribuição na nossa comunidade. Continue estudando e conte com a Alura para evoluir sua carreira.

Abraços e bons estudos!