2
respostas

Fedora e LinuxMint

Olá, ja usei alguns linux em desktop (e ainda uso). Comecei a usar com o Ubuntu, depois dentei o Debian, mas seguindo a filosofia do software livre, tive alguns problemas com drivers proprietarios, então procurei outras distribuições, o opensuse é interessante, mas as que mais gostei são Fedora e LinuxMint (baseada em ubuntu), pela facilidade, mas acho que isso também limita um pouco o aprendizado, pois a medida que as dificuldades vão surgindo nós vamos buscando maneiras de resolve-las. Tentei instalar o Arch linux, sofri um pouco mas não me adaptei muito bem ao uso diário, então voltei ao bom e velho uibuntu, também ja testei diversas interface, XFCE, KDE, Gnome, Cinnamon, Mate, mas as mais simples e funcionais me encantam como a XFCE.

2 respostas

Olá Rafael! Particularmente gosto bastante do Ubuntu, tanto o Fedora quanto o LinuxMint são ótimas opções para quem está começando no mundo Linux. Ambas possuem uma grande comunidade de usuários e documentação disponível na internet. A XFCE é uma ótima opção para quem busca simplicidade e funcionalidade. Mas, se você quiser experimentar algo diferente, pode tentar o i3 ou o AwesomeWM, que são gerenciadores de janelas baseados em tiling e podem ser mais eficientes para multitarefas.

Olá Otávio, muito obrigado pela dica, instalei o i3, foi meio difícil no começo, mas assim que dei uma olhada na documentação consegui fazer algumas configurações e me surpreendi com a funcionalidade. Realmente é muito bom, agora é so acostumar a usar mais o terminal, é um conceito bem minimalista. Mais uma vez obrigado, foi uma boa dica!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software