Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Fazer ppt para autoaprendizado

Olá Carla

Estou adorando o curso, parabéns!

Gostaria de saber ou quais recomendações para que eu possa fazer apresentações para pessoas que estão aprendendo um conteúdo sozinha?

Eu estou compartilhando meus conhecimentos no SlideShare e tento fazer a apresentação de um jeito que a pessoa entenda a ideia .. porém se eu for fazer cortando muitos textos o que você recomenda para que consiga passar informações que seriam relevantes? Você acha que se eu colocar uma caixa com pequenos diálogos em um canto do slide ficaria bom ? Como eu posso substituir a "figura" do apresentador?

Se puder dá uma olhada na minha primeira apresentação publicada http://pt.slideshare.net/lidianesantos/usabilidade-metas-principios-e-heuristicas

Obrigada

2 respostas
solução!

Lidiane, tudo bem?

Primeiro muito obrigada pelo feedback e que bom que você está gostando.

Sobre sua dúvida, tenho alguns insights sobre isso: - Nesse curso 1 de design de apresentação da alura, nos focamos mais em dicas e técnicas visuais para tornar sua apresentação mais atraente. E a gente fala pouco do roteiro, certo? Foi justamente por isso que foi montando o curso 2, para mostrar a importância de parar e construir o roteiro antes de qualquer coisa; Nesse seu contexto, antes de sair montando slide, valeria a pena parar e pensar o roteiro no detalhe, como vai funcionar o que eu vou mostrar, como se fosse um storyboard (você pode fazer inclusive no papel ou em post-it, só pra você ter a visão macro e micro do processo, acho que isso já lhe ajudaria muito na tomada de decisão do que cortar ou deixar. - Se você quiser colocar algum conteúdo que seja muito denso, eu recomendo você mostrar nos slides a ideia principal e colocar um link para o conteúdo mais denso, se a pessoa quiser se aprofundar, até porque no slideshare, o pessoal já tem a expectativa de apresentações, se eles quisessem ver esse conteúdo com mais profundidade, eles iriam pra blogs técnicos ou sites de leitura, né? - Diferente, por exemplo, do estudo prático usado no curso , eu deixaria a apresentação com as explicações dos conceitos principais, mas sempre de forma bem objetiva.

Sobre a sua apresentação. - Eu trabalharia fundos com cores diferentes, ajudaria a dar ritmo visual e também o usuário/platéia prestar atenção na apresentação. - Eu separaria texto de exemplo, pode vir o slide de texto/conceito da Heurística antes e colocaria o exemplo depois. - Eu também tentaria fazer slides que conduzam mais o olhar, pra ajudar o usuário/platéia saber onde ele deve olhar primeiro no slide, qual é a info mais importante do slide.

Curiosamente, eu também tenho uma apresentação sobre usabilidade/heurística no slideshare, acho que você pode dar uma olhada como reforço dos três itens abordados acima de feedback, é algo que eu uso bastante nas minhas apresentações, até pq sempre que faço uma palestra/workshop eu disponibilizo o conteúdo no slideshare como você: http://www.slideshare.net/carladebona/usabilidade-heursticas-do-nielsen-e-outras-dicas

Espero que tenha conseguido sanar sua dúvida, se não, qualquer coisa soltar o grito novamente. Abs e até uma próxima. Carla

Muitissimo obrigada.. foi bem esclarecedor... e sua apresentação de Usabilidade está sensacional... fiquei até com vergonha da minha ...kkkk Eu ja iniciei o curso 2 de apresentação. Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software