Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Fazer além do Scrum descaracteriza o Scrum?

Supondo que eu adote e aplique todas as regras estabelecidas no Scrum Guide, mas além dessas inclua outras atividades inerentes do meu processo, tais como inception, elaboração de documentação de visão, levantamento e detalhamento de requisitos, workshops com stakeholders, isso descaracteriza meu processo como sendo Scrum?

1 resposta
solução!

Muita coisa do que você falou, acontece principalmente na "Sprint 0" (pré-jogo). Como ela não faz parte oficialmente do Scrum, não há problema algum (e é até recomendado).

Agora, durante as sprints, estes detalhamentos de requisitos são mais raros, mas acontecem e, pode envolver todo o time (PO + DevTeam, Scrum Master não faz muito sentido). Como pode mobilizar todo o time de desenvolvimento, tem que ser avaliado se pode prejudicar as entregas. ou seja, não deve ser visto como um ritual frequente.

Muitos podem afirmar que bastaria o PO, mas este não pode ser o garoto de recados para o time. Acaba sendo mais produtivo a presença de todo o time para diminuir todas as dúvidas que possam persistir.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software