2
respostas

Fazendo o movimento inverso

estamos estudando sobre o processo de escalar equipes ágeis impulsionado por diferentes motivos: sucesso de outra equipe, crescimento do projeto e transformação da empresa.

e quando esse processo foi feito, ampliando as equipes (porém sem escalar de forma ágil), e precisamos dar um passo atrás? como estruturar esse movimento de um passo atrás e, em simultâneo, organizar equipes ágeis?

2 respostas

Olá, Ricardo, tudo bem?

Sua dúvida parece ser bastante complexa, com as informações dadas não é possível dar uma resposta totalmente completa sobre o que é necessário, mas podemos contemplar alguns pontos: para organizar equipes ágeis, é necessário treiná-las para que aprendam sobre agilidade. Este deve ser um dos passos fundamentais para garantir que toda a equipe estará imersa na mesma cultura.

Me parece que, mesmo com a ampliação das equipes, como já existe o movimento de transformação agile, é possível alinhar com treinamentos que ensinem os principais conceitos e práticas na agilidade.

Quanto a "dar um passo atrás" que você mencionou, não entendi bem o que seria. Seria reduzir o número de funcionários após a ampliação das equipes?

Estou à disposição para conversar sobre isso!

Abraços e bons estudos (=

Oi Ricardo,

Não faz muito tempo que participei de um processo de transformação digital, como você bem sabe, é desafiador e ter habilidade de administrar a ansiedade, angustias, expectativas são competências fundamentais. Ter essas pivotagens, digamos assim, faz parte do processo. Às vezes o que dá super certo num time não é o suficiente para outro, e encontrar esse potno de partida visando encontrar o que seja melhor para a dinâmica do grupo é um desafio diário. Nesse sentido, acredito que alinhar as expectativas, tanto co a liderança como com cada profissional que faz parte da operação é um passo zero, sabe? Acolher no sentido de que a expectativa é sempre acertar, mas que haverão reajustes na rota até encontrarem a cadência, os processos ideiais. Isso fez toda diferença na minha experiência. =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software