Se eu tenho um programa que precisa ser feito deploy em um sistema Linux e nesse programa eu usei um conjunto de bibliotecas de terceiros, como eu faço para converter meu código em executável assim como o pyinstaller faz com os .exe do windows??
Se eu tenho um programa que precisa ser feito deploy em um sistema Linux e nesse programa eu usei um conjunto de bibliotecas de terceiros, como eu faço para converter meu código em executável assim como o pyinstaller faz com os .exe do windows??
Olá Andre. Tudo bem?
Fazer o deploy de uma aplicação Python em sistemas Linux pode ser um pouco diferente do que estamos acostumados no Windows, especialmente quando se trata de criar executáveis. No Linux, uma prática comum é distribuir o código Python junto com um ambiente virtual que contém todas as dependências necessárias.
Aqui está uma maneira de como você pode fazer isso:
Crie um Virtualenv: Primeiro, crie um ambiente virtual para sua aplicação. Isso pode ser feito com o comando:
python3 -m venv meu_ambiente
Instale as Dependências: Ative o ambiente virtual e instale todas as bibliotecas que sua aplicação precisa. Você pode usar um arquivo requirements.txt
para facilitar isso:
source meu_ambiente/bin/activate
pip install -r requirements.txt
Empacote o Ambiente: Uma maneira de "empacotar" sua aplicação é simplesmente distribuir o diretório do ambiente virtual junto com seu código fonte. Assim, quem for rodar sua aplicação só precisa ativar o ambiente e executar o script.
Criação de um Script de Execução: Para facilitar a execução, você pode criar um script bash que ative o ambiente virtual e execute sua aplicação. Algo como:
#!/bin/bash
source meu_ambiente/bin/activate
python meu_programa.py
Utilizando Ferramentas de Empacotamento: Se você realmente precisa de um executável, pode considerar usar ferramentas como PyInstaller
ou cx_Freeze
, que também funcionam no Linux. O PyInstaller
, por exemplo, pode ser usado da seguinte forma:
pyinstaller --onefile meu_programa.py
Isso irá gerar um executável que pode ser distribuído.
Lembre-se de que a escolha entre distribuir um executável ou simplesmente o ambiente virtual depende muito do contexto e das necessidades do seu projeto.
Espero ter ajudado e bons estudos!