//variaveis bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diamBolinha = 15;
let raio = diamBolinha / 2;
//propriedades da minha raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 70;
//propriedades da raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//velocidade bolinha
let velocidadeX = 2;
let velocidadeY = 2;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//tamanho da tela do jogo
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentoBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente)
colisaoMinhaRaquete();
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
colisaoRaqueteOponente();
verificaMeusPontos();
verificaPontosOponente();
incluiPlacar();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diamBolinha);
}
function movimentoBolinha(){
xBolinha += velocidadeX;
yBolinha += velocidadeY;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeX *= -1
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeY *= -1
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x,y,raqueteComprimento,raqueteAltura)
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function colisaoMinhaRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeX *= -1
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 -30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function colisaoRaqueteOponente(){
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velocidadeX *= -1
}
}
function verificaMeusPontos(){
if (xBolinha + raio > width){
meusPontos += 1
}
}
function verificaPontosOponente(){
if (xBolinha - raio < 0){
pontosOponente += 1
}
}
function incluiPlacar(){
fill(255)
text(meusPontos, 278, 26);
text(pontosOponente, 321, 26)
}