Resolvi selecionar alguns trechos de livros que gosto e fazer uma análise de sentimentos classificando-os em "ideia otimista" e "ideia pessimista":
" Se há profecias, se há um Herói das Eras, então minha mente sussurra que algo deve estar dirigindo meu caminho. Alguma coisa está observando; alguma coisa se importa. Esses pacíficos sussurros me dizem uma verdade na qual desejo muito acreditar. Se eu falhar, outro virá e terminará meu trabalho."
- ideia otimista
"Eu juro buscar a justiça, deixar que me guie, até encontrar um ideal mais perfeito"
- ideia otimista
"Quando você joga o jogo dos tronos, você vence ou morre. Não existe meio-termo"
- ideia pessimista
-"Com um amor assim, Nástienka, o coração às vezes esfria e se torna um peso na alma. Sua mão está fria, a minha está quente como fogo. Como você é cega, Nástienka!…"
O chat GPT respondeu assim:
"Se há profecias, se há um Herói das Eras..."
- Otimista – transmite fé, esperança e confiança de que mesmo em caso de falha, sempre haverá continuidade e propósito.
"Eu juro buscar a justiça..."
- Otimista – expressa idealismo, compromisso e a crença em algo maior e mais perfeito.
"Quando você joga o jogo dos tronos..."
- Pessimista – apresenta uma visão dura, fatalista e sem espaço para equilíbrio ou nuances.
"Com um amor assim, Nástienka..."
- Pessimista – reflete desencanto, frieza e sofrimento emocional, ressaltando o peso e a cegueira em um amor desigual.
Foi bastante divertido aliar a TI a algo que gosto bastante, tentarei trazer coisas parecidas se for possível nos próximos fóruns.