Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Faz sentido usar o git init --bare quando já temos um reporitório remoto no GitHub, por exemplo?

Talvez eu já esteja indo um pouco a frente do que é exposto até a aula onde o "git init --bare" é apresentado mas fiquei com essa dúvida. Faz sentido usá-lo quando já temos um repositório no GitHub por exemplo? Em que senários no mercado de trabalho ele é realmente usado?

5 respostas
solução!

Olá Mauricio, tudo bem? Na verdade não, o GitHub já é uma hospedagem de código fonte, portanto um servidor, então todos os repositórios que criarmos nele já serão criadas como um repositório "bare", um repositório que apenas armazena o seu código. Num cenário real, podemos ter uma determinada empresa, que tem um ou mais servidores locais e de propriedade da empresa e não deseja manter seu código em um servidor externo como GitHub, então poderíamos criar esses repositórios com o comando git init --bare nesses servidores e todo nossos código ficará armazenado nos mesmos, uma vantagem que podemos perceber é que não vamos precisar de conexão com a internet para acessar esses projetos que ficam armazenados dentro da própria rede da empresa (no servidor da empresa).

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Jonilson, muito obrigado por tirar minha dúvida. Esclareceu bem a utilidade do repositório do tipo bare. Aproveito para imendar uma segunda pergunta: É possível nesse tipo de repositório fazer controle de acesso e permissões como se faz no GitHub por exemplo?

Sim Mauricio, podemos fazer isso sim, como podemos ver na própria documentação do Git. Porém a questão é que como vamos estar usando um servidor Linux, as permissões para determinados usuários ou grupos de usuários serão determinadas por meio das permissões normais do sistema de arquivos do sistema operacional do servidor. Assim podemos usar as permissões no nível Unix para determinar quem têm permissão para enviar ou receber no repositório.

Espero ter esclarecido essa dúvida também!

Esclareceu sim, Jonilson! Vou dar uma pesquisada tanto na documentação do git quando em como manipular permissões para entender melhor sobre o assunto. Muito obrigado!

Fico feliz por ajudar, assim você poderia marcar o tópico como solucionado, essas podem ser dúvidas de outras pessoas também e elas podem encontrar as respostas aqui!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software