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Faz sentido usar dados do atendimento da equipe de suporte para traçar perfil de usuário?

Ux trata da experiencia do usuário do inicio ao fim, mas pensando num produto que já existe e que está em processo de melhoria, faz sentido usar dados do atendimento da equipe de suporte para traçar perfil de usuário e assim realizar as mudanças de acordo com o que foi encontrado?

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solução!

Olá Nadia, tudo bem? Espero que sim!

Essa é uma ótima estratégia para conhecer melhor a pessoa usuária final do seu produto, pois a equipe de suporte está todos os dias em contato direto com esse grupo de pessoas. A equipe todos os dias escuta as maiores dores, necessidades, reclamações e ideias que os usuários expressam.

Se possível, trace algumas características e depois faça entrevistas de profundidade com as próprias pessoas usuárias, dessa forma o perfil traçado fica bem mais consistente =)

Uma sugestão de conteúdo bem interessante, é o artigo "Guia prático de proto-personas e personas", pois o conteúdo pode te ajudar a tirar algumas dúvidas em relação ao processo de criação de Personas. O artigo descreve um dentre os diversos caminhos que podemos utilizar para traçar o perfil das pessoas usuárias de um serviço ou produto.

Vou sugerir também cursos, como:

É isso, Nadia! Espero ter ajudado!

Até mais!!