Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Faz sentido criar sprites mesmo usando um Cache e HTML min?

Ola, tudo bem?

Entao, entendo que a economia eh gigante quando colocamos imagens comuns em um mesmo sprite.. Mas no meu caso eu ja uso um cache do Cloudflare. Ainda faz sentido o uso dos sprites?

Tenho a mesma duvida do HTML, estou minificando o HTML mas nao sei se vai fazer diferenca por conta do mesmo cache da Cloudflare.

3 respostas

Fala ai Bruno, tudo bem?

Isso depende muito de negócio para negócio, hoje eu não vejo necessidade em criar sprites mais.

Temos várias técnicas e meios para resolver os problemas de performance, load time, etc...

Espero ter ajudado.

Hmm interessante... O uso de sprites esta depreciado?

Essas novas tecnicas estao na parte 2 do curso de performance?

Pra mim faz muito sentido fazer o min do HTML pois a resposta vai vir bem leve e rapida, show! Mas como tenho um cache envolvido nas minhas paginas, nao interessa muito se esta minificado ou nao, ja que a pagina vai ser retornada rapidamente.

O mesmo para as minhas imagens, tenho um cache dos arquivos estaticos, vao ser retornados rapidamente de qualquer forma. Mas ainda assim, pra mim ainda faz sentido fazer uma sprite (trazendo 6 requests se transformarem em 1), e ainda mais por que as imagens sao extremamente parecidas (acho que o gzip iria fazer um bom trabalho nisso).

solução!

Fala ai Bruno:

O uso de sprites esta depreciado?

Eu não diria depreciado, mas, ao meu ver está bem baixo (comparado com antigamente).

Essas novas tecnicas estao na parte 2 do curso de performance?

Acho que sim, fiz o curso faz MUITO tempo, não lembro exatamente.

Pra mim faz muito sentido fazer o min do HTML pois a resposta vai vir bem leve e rapida, show

Concordo totalmente.

Mas como tenho um cache envolvido nas minhas paginas, nao interessa muito se esta minificado ou nao, ja que a pagina vai ser retornada rapidamente.

Mesmo tendo cache não impede a minificação do mesmo, e não só isso, eu também faria a compressão com gzip, assim conseguimos minimizar os mb's ou kb's baixados pelo nosso site.

O mesmo para as minhas imagens, tenho um cache dos arquivos estaticos, vao ser retornados rapidamente de qualquer forma. Mas ainda assim, pra mim ainda faz sentido fazer uma sprite (trazendo 6 requests se transformarem em 1), e ainda mais por que as imagens sao extremamente parecidas (acho que o gzip iria fazer um bom trabalho nisso).

Concordo, também da para aplicar compressão nas imagens deixando elas menores ainda. Caso seu site tenha muitas imagens, também podemos mostrar diferentes tamanhos de imagens para diferente tamanhos de tela.

Isso pode ser feito com o srcset da tag img.

Ou podemos realizar lazy loading, ou seja, apenas baixar as imagens visiveis para o usuário.

Espero ter ajudado.