1
resposta

Faturamento total sem criar coluna

Boa tarde!

Estou assistindo as aulas de Power BI: DAX contextos e iteração, e foi passado que as colunas calculadas geram um custo de memória. Para evitar esse processamento, eu criei uma medida com o faturamento total "Medida fat total = (sum(Livros[Quantidade de vendas]) * sum(Livros[Preço Unitário]))", está correto quando eu coloco em uma tabela e verifico linha a linha, mas o somatório total no final da tabela ou quando eu crio um cartão o valor da muito superior ao faturamento total. Qual seria a forma correta calcular o faturamento total?

1 resposta

Oii, Antonio! Tudo bem?Peço desculpas pela demora em obter o retorno.

Você está no caminho certo com a sua fórmula!

Como sugestão, faça um teste usando a função SUMX, quando usando no DAX, itera sobre cada linha da tabela e calcula o valor da expressão para cada linha individualmente antes de somar os resultados.

Segue um exemplo:

Medida fat total = SUMX(Livros, Livros[Quantidade de vendas] * Livros[Preço Unitário])

No código acima, a SUMX irá iterar sobre cada linha da tabela Livros, multiplicar a Quantidade de vendas pelo Preço Unitário para cada linha, e somar os resultados dessas multiplicações.

A função SUM possui algumas limitações quando usada em DAX, o que pode trazer conflitos no resultado. Reuni alguns links que falam sobre as duas medidas, caso queira estudar:

Espero ter ajudado.

Bons estudos, Antonio!