**Fatores ambientais e situacionais podem afetar o processo de compra da pessoa, mas não influenciam diretamente seu comportamento de compra. Por exemplo, um ambiente de compra agradável pode tornar a experiência de compra mais agradável, mas não afeta diretamente as decisões de compra da pessoa. **
Discordo! Acredito que fatores ambientais influenciam demais no nosso processo de compra. Principalmente quando atrelado ao principio de influencia de terceiros. ex: Se todos no meu ambiente de trabalho tem um copo stanley e o meu ainda é termico normal, provavelmente eu(qualquer pessoa) se sentiria inclinado a ter um stanley.
Um ambiente acolhedor, com muitas opções de compras, podem me fazer levar mais coisas do que eu gostaria, como uma loja de café, eu não preciso de chocolate com menta mas com certeza iria me sentir inclinada a levar várias capsulas pra casa pois está um dia frio.
E podemos pensar o contrário Se eu chego nesses ambientes e o ambiente não me acolhe, vamos embora e não levamos nada