1
resposta

Fator de Sazonalidade

Na hora de fazer o fator de sazonalidade, para estimar os proximos anos, não seria mais correto dividir a sazonalidade pela tendência ao invés de dividir pelo real? A conta que estou imaginando é a seguinte:

  • Tendência = T; Sazonalidade = S; Real = R.

S = (R - T)

Fator de Sazonalidade (FS) = S/T = (R - T)/T = (R/T - 1)

  • Com isso, quando formos calcular a estimativa, teremos:

Estimativa = T * (1 + FS) = T * (1 + R/T - 1) = T * (R/T) = R

  • Do modo como foi feito na aula temos:

FS = S/R = (R - T)/R = 1 - T/R

Estimativa = T * (1 + FS) = T * (1 + 1 - T/R), o que não me parece correto.

1 resposta

Olá Dexter, tudo certinho? Desculpe a demora =)

Faz sentido assumindo que o FS = S/T como citou, mas em determinado momento o professor fala da sazonalidade aditiva e multiplicativa e acho que isso causou um pouco de confusão. No primeiro momento me pareceu que o fator de sazonalidade foi calculado de forma diferente da que você está mostrando.

O que significa Sazonalidade?? Padrão repetitivo dentro de um determinado período fixo de tempo na série temporal. O nível é o valor médio da série temporal. A tendência é o valor crescente ou decrescente na série temporal. Ruído é a variação aleatória da série temporal.

Diferença entre Sazonalidade Aditiva e Multiplicativa A definição geral de sazonalidade aditiva ou multiplicativa é: nível + índices sazonais, ou nível x índices sazonais. Efetivamente, com a sazonalidade multiplicativa, a largura do padrão sazonal é proporcional ao nível. Para sazonalidade aditiva, é independente, ou seja, no modelo aditivo não varia em frequência e amplitude ao longo do tempo. Já no modelo multiplicativo o comportamento atua como um funil crescente ou decrescente, sendo facilmente visualizado no gráfico.

Gráfico mostrando a esquerda Sazonalidade Aditiva e a direita Sazonalidade Multiplicativa

Modelo Aditivo

Um modelo de dados em que os efeitos dos fatores individuais são diferenciados e adicionais para modelar os dados

y (t) = Nível + Tendência + Sazonalidade + Ruído

No modelo aditivo, o comportamento é linear onde as mudanças ao longo do tempo são feitas de forma consistente pela mesma quantidade, como uma tendência linear. Nessa situação, a sazonalidade linear tem a mesma amplitude e frequência.

Modelo Multiplicativo

Os componentes de tendência e sazonal são multiplicados e, em seguida, adicionados ao componente de erro. Não é linear, pode ser exponencial ou quadrático e representado por uma linha curva conforme abaixo:

y (t) = Nível * Tendência * Sazonalidade * Ruído

Diferente do modelo aditivo, o modelo multiplicativo tem amplitude e / ou frequência crescente ou decrescente ao longo do tempo.

Espero que eu tenha te ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software