Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Fato x Dimensão

Eu ainda não entendi o conceito de uma fato x dimensão, como consigo saber quando é fato ou dimensão? Fato seria tudo aquilo que eu consigo "calcular". Exemplo: tabela "INSS", "PIS"...Dimensão seria os restante as tabelas "filial", "estado"...

Deu para entender?

Obrigado.

3 respostas

Vamos fazer assim, se você tivesse um lista de materiais para construir sua casa. tipo a lista abaixo:

1- Tijolo
2- Cimento
3- Areia
4- Cascalho

A lista acima seria um Tabela de Dimensão, ou seja ele é um lista que diz quais são os itens que necessitamos ou teremos em estoque.

Vejamos esta outra lista:

1- Tijolo - 100 unid
2- Cimento - 50kg
3- Areia - 300 metros
4 -Cascalho - 300 metros

Já nesta outra seria nossa Tabela de Fato, ou lista que diz quanto itens realmente temos.

Tomando um "licença poética" (com bastante aspas), seria como uma é para o futuro (Dimensão) e a outra é para o presente (Fato).

Muito obrigado @Carlos Roberto Rabelo Machado me proporcionou uma nova perspectiva... Mais uma dúvida sobre a fato no exemplo seria o conjunto todo? O campo seria "Tijolo - 100 unid" isso seria fato?

solução!

Ter o item e a quantidade, transforma a coisa em um fato. Isto não é o conceito ao pé da letra, mas como eu te disse é maneira "poética" de te dar um caminho para o que realmente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software