Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Fato com Valores protegidos por LGPD

Bom dia,

eu tenho um esquema que possui uma fato principal que possui valores 1 por linha, tenho uma outra fato que possui valores monetários, o que ocorre, eu preciso fazer com que algumas pessoas enxerguem as duas tabelas e outro grupo que enxergue a fato com valores monetários zerada, como eu faço isso?

1 resposta

Tudo bem, Letícia!

Como parece ser um projeto exerno, no qual não tenho acesso ao contexto e ambiente total, consigo apenas te ajudar com algumas orientações. Para aplicar aplicar a RLS (Row-Level Security) no Power BI de modo que um grupo de usuários veja as duas tabelas completas e outro grupo veja a tabela com valores monetários zerados, se atente a:

1. Criar Funções de Segurança: No Power BI Desktop, na guia "Modelagem" > "Gerenciar Funções" é possível criar funções que definem quais dados cada grupo de usuários pode ver.

2. Definir as regras de filtragem: Para o grupo que deve ver os valores monetários zerados, você pode criar uma regra que substitui os valores monetários por zero. Uma maneira de fazer isso é usando uma coluna calculada ou uma medida que verifica a função de segurança ativa e ajusta os valores conforme necessário.

3. Aplicar as funções aos usuários: Depois de criar as funções, você pode atribuí-las aos usuários específicos quando publicar o relatório no Power BI Service. Isso é feito na seção de segurança do conjunto de dados.

4. Testar as Configurações: Antes de publicar, é sempre uma boa prática testar as regras de segurança no Power BI Desktop. Você pode usar a opção "Exibir como função" para simular como diferentes usuários verão os dados.

Lembre-se de que a implementação pode variar dependendo da estrutura específica do seu modelo de dados, então talvez seja necessário ajustar as fórmulas e regras para se adequar ao seu cenário.

Conteúdos para complementar seus estudos
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.

Espero que essas orientações te ajude!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado