Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

FATAL: password authentication failed for user "postgres"

Boa noite, já tentei refazer o processo várias vezes, porém continua gerando erro, por favor poderiam me ajudar?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Marcelo! Tudo bem?

Pelas imagens, a configuração do DBeaver está correta (localhost, porta 5432, usuário postgres), e o erro FATAL: password authentication failed for user "postgres" indica que o PostgreSQL recusou a senha informada.

Como você definiu a variável POSTGRES_PASSWORD=teste123, esse comportamento normalmente acontece por um destes motivos:

• O container já existia antes de você definir a senha. A variável POSTGRES_PASSWORD só é aplicada na primeira inicialização do banco. Se o volume de dados foi preservado, a senha antiga continua sendo utilizada.
  • A senha digitada no DBeaver não corresponde exatamente à senha cadastrada no banco (atenção a maiúsculas, espaços e caracteres extras).

Uma forma de resolver é remover o container e também o volume de dados do PostgreSQL e criar tudo novamente. Assim o banco será inicializado do zero utilizando POSTGRES_PASSWORD=teste123.

Se mesmo assim o problema continuar, compartilhe:

• um print da tela de Volumes do Docker (ou informe se existe algum volume do PostgreSQL);
  • como você criou o container (Docker Desktop, IntelliJ ou docker run).

Bom dia tudo bom?

Consegui, nem lembrava mas eu já tinha o Postgres instalado na minha máquina, por isso não funcionava...a porta 5432 apontava pra outra senha

Subi de novo cluster, mudei a porta para 5433 e ai funcionou
Obrigado pela ajuda