Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function mysqli_connect()

<?php 
$nome = $_GET['nome'];
$preco = $_GET['preco'];

$conexao = mysqli_connect('localhost', 'root', '', 'loja');
$query = "insert into produtos (nome, preco) values ('{$nome}',{$preco})";

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function mysqli_connect()

A msg diz q o erro está nesta linha: $conexao = mysqli_connect('localhost', 'root', '', 'loja'); :

7 respostas

Olá Marcelo!

Provavelmente está faltando a extensão mysqli no seu arquivo php.ini.

Abra o caminho: C:\xampp\php\php.ini

Procure nesse arquivo pela linha extension=php_mysql.dll caso tenha um ponto-e-vírgula (;) na frente da linha, remova.

Depois disso reinicie o servidor e é para funcionar, mas caso não aconteça, nos dê um retorno.

Abraço!

Eu não estou usando xampp.

Eu abro o servidor pelo terminal, conforme foi ensinado aqui no curso de mysql.

tem como acessar o mysql sem o servidor apache tá ligado?

Olá!

@Marcelo, já verificou o php.ini? Fica na pasta que você instalou o php. É muito provável que a extensão do mysql não esteja habilitada.

Caso esteja no Windows, a extensão é extension=php_mysqli.dll. No Linux se chama extension=php_mysqli.so.

@Rodrigo, o servidor apache é o servidor web, ele permite que um diretório seja interpretado pelo PHP, para ser vizualizado no navegador. Ele não infuencia no banco de dados. Você pode ligar o MySQL sem ligar o Apache sem problemas.

E aí Fabiano, blz!

Então dentro disso q vc falou, eu fui até o aquivo php.ini e o abri em um bloco de notas e inseri a extensão extension=php_mysqli.dll Era isso q era p fazer?

solução!

Olá Marcelo!

Caso tenha funcionado, esse era o jeito mais fácil, senão, é só fazer uma busca por extension que você vai encontrar. Como você não instalou o xampp ou algo assim, pode ser que a extensão para PDO tb esteja comentada e mais pra frente no curso será importante. extension=php_pdo_mysql.dll

Espero ter ajudado!

Consegui cara!

Valeu pela ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software