10
respostas

FATAL ERROR com o plugin slider

Alguém sabe me dizer o que aconteceu e como corrijo isso?

Tive esse problema quando instalei o plugin disponibilizado na aula

Fatal error: Array and string offset access syntax with curly braces is no longer supported in C:\xampp\htdocs\wordpress\wp-content\plugins\smart-slider-3\nextend\wordpress\libraries\mvc\db.php on line 257 Há um erro crítico no seu site. Verifique seu e-mail para instruções.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.

10 respostas

Olá Kelvin, tudo bem?

Pela mensagem de erro, acredito que seja por conta da versão do PHP, Você poderia por gentileza informar se qual versão do PHP está sendo utilizada? Se estiver na mais recente (7.4), tente por favor utilizar a versão anterior 7.3 ou 7.2, acredito que isso irá resolver o problema.

Abs

Fala Rafael, estou com o mesmo problema, estou apanhando um pouco aqui para descobrir meu PHP, porém aí me vêm uma dúvida, para esse PLUGIN dar certo (SLIDER) teremos que manter o PHP em versões anteriores para ter o mesmo resultado que o projeto do curso, certo? E como profissional mesmo? Terei que manter meu PHP desatualizado? Muito obrigado pela atenção, estou gostando bastante do curso. Abs.

Olá Gabriel, tudo bem?

Obrigado pela mensagem, fico muito contente. Exato, para essa versão específica do plugin do Smart Slider funcionar, seria necessário utilizar uma versão anterior do PHP.

Quando estamos fazendo o trabalho para uma empresa, o ideal é atualizar os plugins, wordpress e o PHP para as versões mais atuais. Isso porque, as versões atuais contém correções e melhorias em relação as versões anteriores. O motivo principal de no curso eu pedir para o aluno utilizar a mesma versão é porque muitas vezes esses plugins alteram o visual ou até mesmo algumas funcionalidades em relação a uma versão anterior, o que dificultaria o acompanhamento.

Atenciosamente

Abs

Boa tarde Rafael, obrigado pela atenção, eu entendi sim! Rafael será que você poderia me dar uma forcinha? Sei que isso não faz parte da aula mas serei muito grato se me ajudar, creio que se coisa simples de você me explicar.

Em algum momento eu passei a ter esse erro com o slider certo? Então, eu descobri o meu php que era o 8.0, então fiz uma instalação da versão 7.3 de um guia na net, direto na pasta do windows, como ainda não domino programação e esses assuntos, creio que não foi a melhor maneira de mudar meu php, simplesmente instalei outro, em fim, desde então passou tudo a dar errado, perdi quase o site todo, e quase tudo buga, já desinstalei o xampp e o wp, e comecei tudo de novo, com intenção de prestar atenção e usar tudo nas versões que vc alertou, porém, como não domino, creio que faltou algo ser apagado, para eu ter realmente uma nova instalação totalmente limpa do wordpress, porque quando fui recomeçar, assim que coloquei o astra ja deu problema, sem falar que ele já tinha alertado que já havia um WP instalado.

Resumindo, desculpe o texto longo, só queria que você me falasse como apagar tudo, php, xamp, wp, para poder ter uma instalação totalmente limpa e fazer as etapas da aula de novo, não vejo a hora de terminar e proseguir, estou gostando muito e pretendo usufruir das aulas de programação da Alura também.

MUITO OBRIGADO, abs

Mandarei o erro só para você ter noção, talvez possa ajudar, eu ativei o astra e olha o que houve:

Fatal error: Uncaught ArgumentCountError: array_merge() does not accept unknown named parameters in C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\widgets.php:1261 Stack trace: #0 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\widgets.php(1261): array_merge(wp_inactive_widgets: Array, sidebar-1: Array, header-widget: Array, footer-widget-1: Array, footer-widget-2: Array, advanced-footer-widget-1: Array, advanced-footer-widget-2: Array, advanced-footer-widget-3: Array, advanced-footer-widget-4: Array) #1 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\widgets.php(1216): retrieve_widgets(true) #2 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\class-wp-hook.php(290): wpsidebars_changed('Twenty Twenty-O...') #3 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\class-wp-hook.php(312): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #4 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\plugin.php(478): WP_Hook->do_action(Array) #5 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\theme.php(2964): do_action('after_switch_th...', 'Twenty Twenty-O...', Object(WP_Theme)) #6 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\class-wp-hook.php(288): check_theme_switched('') #7 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\class-wp-hook.php(312): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #8 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\plugin.php(478): WP_Hook->do_action(Array) #9 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-settings.php(523): do_action('init') #10 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-config.php(90): require_once('C:\xampp\htdocs...') #11 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-load.php(37): require_once('C:\xampp\htdocs...') #12 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-admin\admin.php(34): require_once('C:\xampp\htdocs...') #13 C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-admin\index.php(10): require_once('C:\xampp\htdocs...') #14 {main} thrown in C:\xampp\htdocs\alura-viagens\wp-includes\widgets.php on line 1261

Por isso creio que seja melhor eu começar tudo de novo, obrigado novamente.

Olá Gabriel, tudo bem?

Magina, sem problemas, estamos aqui para ajudá-lo. O que acredito que possa estar ocorrendo é que você pode ter duas versões do PHP instalado e a variável de ambiente está utilizando a versão 8.0.

Você poderia por favor fazer o seguinte teste, tente abrir o cmd e digitar

php -v

Esse comando deverá informar qual a versão do PHP que está sendo utilizado. Caso apareça a versão 8.0, precisamos alterar a variável de ambiente. No Windows, clique em Iniciar e clique em Painel de Controle

No caminha referente ao painel de controle coloque:

Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema

Deverá aparecer uma tela parecida com a abaixo

Escolha a opção Configurações avançadas do sistema, na nova tela que abrir clique na opção Variáveis de ambiente

Na parte referente a variáveis do sistema, tente verificar na variável PATH se possui alguma entrada referente ao PHP, deverá ter algo com o caminho no seu computador para o PHP que está sendo utilizado. Troque esse caminho, para que utilizemos o caminho referente ao PHP que vem instalado com o XAMPP, que por padrão deverá estar em:

C:\xampp\php

A variável de ambiente deverá estar PATH: .....C:\xampp\php......

Feito isso, feche o cmd, abra novamente e coloque de novo o comando:

php -v

Agora deveremos ter a versão do PHP que veio instalado com o XAMPP, que deverá ser a versão 7.x

Acredito que isso poderá resolver o problema

Abs

Fala Rafael, boa tarde, muito obrigado, segui os passos e por hora está correndo tudo bem uhuul, vou terminar hoje, creio que fazendo com calma e utilizando as versões indicadas por você dará tudo certo, meu php era o 8.0, isso porque eu havia baixado o Xampp atualizado (rsrs), então já errei ali, agora estou com o Xampp certo, php 7.2 e o restante iguais aos que vc indicou.

Muito obrigado novamente e um abraço.

ps: comecei o html e java, não aguentei haha e estou gostando bastante.

Olá Gabriel,

Legal, fico contente que conseguiu resolver.

Qualquer dúvida, ficamos à disposição

Abs

Rafael tudo bem? Me deparei com o mesmo problema e vou verificar amanhã a versão do PHP e tudo mais. No caso eu utilizei todas as versões mais atuais, tanto do xampp, WordPress e plugins e inclusive baixei a versão mais atual do smart slider e também ocorreu este erro. Minha dúvida é: quando eu for criar um site para um cliente eu devo utilizar a versão mais atual de tudo certo? Mas mesmo fazendo isso me deparei com o erro no smart slider, como devo proceder? Será um erro do próprio plugin?

Olá Bruno, tudo bem?

Exatamente, quando criarmos um projeto para o cliente o ideal é que trabalhemos com as versões mais recentes, isso porque existem correções e melhorias que são feitas em relação a uma versão anterior.

Correto, a nova versão do PHP lançada em dezembro de 2020 está causando esse erro no plugin do smart slider. Como esse plugin foi desenvolvido por terceiros, não saberia dizer ao certo quando eles farão essa correção, embora imagine que na próxima versão os desenvolvedores deverão fazer esse ajuste. Por hora, para que possamos utilizá-lo o recomendável é utilizar uma versão anterior do PHP, 7.x, vou colocar essa observação no curso.

Atenciosamente

Entendi Rafael. Muito Obrigado pela atenção.