Olá Thiago tudo bem com você??
Vamos analisar um por um =)
1 - Validação do problema:
Nesta etapa é onde ocorrem o que chamamos de entrevistas exploratórias/entrevistas com os possíveis usuários para entender o problema. Depois disso analisar o nosso público-alvo e a possível solução a partir do conhecimento adquirido.
Nesta etapa podemos usar de abordagens/metodologias como Design Thinking/Design Sprint?
Perfeito! São duas ótimas ferramentas para essa etapa, porém, não se prenda nelas! A parte de validação é muito importante e o melhor método ainda é a prática. Sair para rua ou local do seu público alvo e então faça perguntas e colha o máximo de feedbacks possíveis. Cuidado com as perguntas abertas, blz?
2 - Estruturação do problema:
Nesta etapa é onde ocorrem a precificação do produto. Nesta fase é iniciada a prototipação já do meu produto? Ou eu já posso iniciar o desenvolvimento deste considerando como um MVP?
Nessa etapa você tem um caminho antes da precificação. Aqui você utilizar todas as informações recolhidas em pesquisas de mercado e então irá iniciar o protótipo do seu produto, o famoso MVP, que significa ser algo simples e direto e que seja capaz de através dele mensurar a adoção relacionada ao seu público alvo. Nessa etapa você fará experimentos e pode ocorrer de mudar tudo que foi recolhido na primeira etapa, não tenha medo se isso ocorrer! Quanto antes se adaptar melhor! Não pense em soluções robustas e por muitas vezes uma landpage é o bastante para entender se o seu MVP tem futuro ou não.
3 - Modelo de Negócio:
Neste é apresentado a solução do problema e também os testes da ideias levantadas durante a fase de validação. Aqui faz sentido ter testes de usabilidade?
O modelo de negócio está mais relacionado a um mapa ou plano passo-a-passo a ser seguido com detalhes do produto, como se fosse um manual. Utilize um Canvas nessa etapa e ficará muito mais claro encontrar as perguntas e respostas corretas! Deixarei um modelo para você =)
Espero ter ajudado, bons estudos!