Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Fase de projeto - conceitos essenciais

Bom dia,

Infelizmente, não ficou muito claro a respeito dos conceitos essenciais: elaboração progressiva e elaboração preditiva em relação a qual fase de projeto eles fazem parte?

Obrigado !

1 resposta
solução!

Olá, Glauber! Tudo bem?

No meu entendimento, estes conceitos essenciais não estão necessariamente dentro de uma fase do projeto em específico, na verdade eles dizem respeito a estratégias de planejamento de projetos. A elaboração progressiva conta com a estratégia de trabalhar em ondas, ou seja, elaborar um plano do que é possível ter clareza apenas para um período de tempo inicial, e posteriormente detalhar de maneira mais aprofundada o planejamento do projeto, conforme o mesmo avança. Já a elaboração preditiva se refere à entrega de um planejamento único e completo já no início do projeto, podendo ser uma estratégia positiva para projetos que já são conhecidos ou similares a outros executados anteriormente e que tenham um menor grau de incerteza em seu desenvolvimento. Assim, esses conceitos vão impactar o modo pelo qual as fases serão planejadas. Por exemplo, se você optar pela elaboração preditiva, o planejamento do projeto estará restrito às fases iniciais do projeto (pode ter a fase planejamento), e não será alterado após avançar para as próximas fases. Contudo, a elaboração progressiva permite que o planejamento seja revisto em diferentes fases do projeto, e não apenas nas iniciais.

Ficou mais claro?

Caso tenha ficado alguma dúvida, estamos à disposição para auxiliá-lo.

Abraços e bons estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software