Olá, Samyra! Tudo bem?
A razão pela qual as variáveis enforcou
e acertou
são inicializadas como False
é porque, no início do jogo, o jogador ainda não se enforcou e também não acertou a palavra secreta. Essas variáveis são utilizadas no laço while
para controlar a continuidade do jogo. Enquanto enforcou
e acertou
forem ambas False
, o jogador continua jogando. Assim que uma das variáveis se tornar True
, o laço é interrompido e o jogo termina.
Perceba que o while
funciona enquanto a condição for True
, por isso colocamos o operador not
na frente das variáveis que estão False
. Se o jogador acertou todas as letras da palavra secreta, a variável acertou será True
, e not acertou
será False
. Nesse caso, o resultado de not acertou and not enforcou
será False
, e o loop while
será interrompido, terminando o jogo. Para ficar mais fácil de compreender, vamos revisar os resultados dos operadores:
- Operador
not
:
O operador not
é um operador unário que inverte o valor de uma expressão booleana. Se a expressão for True, o not
a tornará False, e se a expressão for False, o not
a tornará True.
Possibilidades:
not True
resulta em False.not False
resulta em True.
- Operador
and
:
O operador and
é um operador binário que realiza uma operação de conjunção. Ele retorna True somente se ambas as expressões que estão à esquerda e à direita do and
forem True. Se pelo menos uma delas for False, o and
retornará False.
Possibilidades:
True and True
resulta em True.True and False
resulta em False.False and True
resulta em False.False and False
resulta em False.
Agora, vamos combinar o operador not
com o operador and
em todas as possibilidades possíveis:
not True and not True
: Primeiro, o not True
é avaliado como False. Depois, o and
é aplicado a dois False, resultando em False.
not True and not False
: Primeiro, o not True
é avaliado como False. Depois, o and
é aplicado a um False e um True, resultando em False.
not False and not True
: Primeiro, o not False
é avaliado como True. Depois, o and
é aplicado a um True e um False, resultando em False.
not False and not False
: Primeiro, o not False
é avaliado como True. Depois, o and
é aplicado a dois True, resultando em True.
A título de curiosidade, temos também o operador or
, que é usado para combinar duas expressões booleanas e retornar True
se pelo menos uma delas for True
.
Possibilidades:
True or True
: O or
é aplicado a dois True, resultando em True.
True or False
: O or
é aplicado a um True e um False, resultando em True.
False or True
: O or
é aplicado a um False e um True, resultando em True.
False or False
: O or
é aplicado a dois False, resultando em False.
Em resumo, os operadores not
, and
e or
são muito úteis para fazer lógica booleana. O not
inverte o valor de uma expressão, enquanto o and
combina duas expressões para retornar True somente quando ambas forem True e o operador or
retorna True se pelo menos uma das expressões fornecidas for True. Entender esses operadores é fundamental para lidar com decisões condicionais e loops em programação.
No código que você compartilhou, a cada iteração do laço while
, o jogador informa uma letra através da função input()
. Em seguida, é feito um laço for
para percorrer cada letra da palavra secreta. Se a letra informada pelo jogador for igual a uma das letras da palavra secreta, a mensagem é exibida. Lembrando que para que a posição esteja sendo identificada corretamente é necessário que você incremente utilizando o index = index + 1
, caso contrário sempre será informado o valor de index = 1+1
. Além disso, o if
deve manter apenas o condicional, enquanto o print deve manter a informação a ser exibida. Ficando então dessa maneira:
while (not acertou and not enforcou):
chute = input("Qual letra? ")
index = 0
for letra in palavra_secreta:
if (chute == letra):
print("Encontrei a letra {} na posição {}".format(letra, index))
index = index + 1
Portanto, as variáveis enforcou
e acertou
são inicializadas como False
para indicar que o jogo está em andamento e que o jogador ainda não se enforcou nem acertou a palavra secreta. No momento que uma dessas variáveis se tornarem True
, o jogo se encerra!
Espero ter ajudado! Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.
Grande abraço e bons estudos!
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