Quando eu não utilizo a TAG "meta" o arquivo funciona normal. Ao colocar meta charset UTF-8, aí sim a página começa a dar problema de acentuação. O que pode estar acontecendo?
Quando eu não utilizo a TAG "meta" o arquivo funciona normal. Ao colocar meta charset UTF-8, aí sim a página começa a dar problema de acentuação. O que pode estar acontecendo?
Tiago, tudo bem? Poderia postar seu código aqui?
O código que funciona:
<h1>Teste</h1>
<p>Esse é apenas um teste de html.</p>
<p>Um exercício, minha primeira lição.</p>
O código que está dando erro:
<meta charset="utf-8">
<h1>Teste</h1>
Ou seja, sem utilizar o charset funciona normal. E ao utilizá-lo é que passa a apresentar problema de acentuação.
A princípio parece que somente no Firefox. Chrome está funcionando com ou sem o charset.
Olha, pra mim está funcionando normalmente. Teste o código a seguir e diga se funcionou.
<!DOCTYPE html>
<meta charset="utf-8">
<h1>Teste</h1>
</html>
Olá Tiago de Azevedo Moraes, tudo bem?
Amigo,
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset="utf-8">
</head>
<body>
<h1>Teste</h1>
</body>
</html>
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset="utf-8">
</head>
<body>
<h1>Alura é Show!!!</h1>
</body>
</html>
Espero ter ajudado, Abraços.
Olá! Tudo bem?
A tag meta deve ser incorporada SEMPRE dentro da tag head, desta forma:
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset="utf-8">
</head>
<body>
<h1>Exemplo</h1>
</body>
</htm>
Faça os teste, e qualquer coisa, pergunte novamente! Espero ter ajudado e bons estudos!
Boa noite, Tiago! Como vai?
Esse tipo de problema costuma ocorrer quando se salva o arquivo HTML com um encoding diferente de UTF-8! Normalmente os editores utilizados para codificação já salvam nesse padrão.
Para tentar resolver, utilize a opção "salvar como" do seu editor de texto e veja se há uma opção chamada "encoding". Em caso positivo, selecione a opção "UTF-8" e salve novamente o arquivo. Feito isso, teste novamente que as coisas devem funcionar como esperado!
Obs.: No Chrome as coisas sempre costumam funcionar pq ele é um navegador um pouco mais sagaz e consegue se virar na maioria dos casos mesmo sem a tag meta
.
Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!
Grande abraço e bons estudos, meu aluno!
Pessoal,
Obrigado por todas as dicas. Como era um teste simples e eu estava no trabalho, havia utilizado o bloco de notas e acho que deve ter sido por isso.
Quando cheguei em casa testei no Notepad++ e funcionou normalmente.
Valeu a força!