Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Falha no UTF-8

Quando eu não utilizo a TAG "meta" o arquivo funciona normal. Ao colocar meta charset UTF-8, aí sim a página começa a dar problema de acentuação. O que pode estar acontecendo?

7 respostas

Tiago, tudo bem? Poderia postar seu código aqui?

O código que funciona:

<h1>Teste</h1>
<p>Esse é apenas um teste de html.</p>
<p>Um exercício, minha primeira lição.</p>

O código que está dando erro:

<meta charset="utf-8">
<h1>Teste</h1>
<p>Esse é apenas um teste de html.</p>
<p>Um exercício, minha primeira lição.</p>

Ou seja, sem utilizar o charset funciona normal. E ao utilizá-lo é que passa a apresentar problema de acentuação.

A princípio parece que somente no Firefox. Chrome está funcionando com ou sem o charset.

Olha, pra mim está funcionando normalmente. Teste o código a seguir e diga se funcionou.

<!DOCTYPE html>
<meta charset="utf-8">
<h1>Teste</h1>
<p>Esse é apenas um teste de html.</p>
<p>Um exercício, minha primeira lição.</p>
</html>

Olá Tiago de Azevedo Moraes, tudo bem?

Amigo,

  • Qual editor de texto está utilizando, talvez possa ser algum conflito com a codificação de caracteres do editor.
  • Verifique se você definiu o nome das TAGS corretamente, tipo:
<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <meta charset="utf-8">
    </head>
    <body>

        <h1>Teste</h1>
        <p>Esse é apenas um teste de html.</p>
        <p>Um exercício, minha primeira lição.</p>

    </body>
</html>
  • Verifique se você salvou o seu arquivo com a extensão corretamente escrita ".html";
  • Por fim, faça um teste simples. Crie um novo arquivo html simples, somente com um
    <!DOCTYPE html>
    <html>
      <head>
          <meta charset="utf-8">
      </head>
      <body>
          <h1>Alura é Show!!!</h1>
      </body>
    </html>
  • Veja se o mesmo problema persiste em outros arquivos html , ou se é somente neste que você informou.

Espero ter ajudado, Abraços.

Olá! Tudo bem?

A tag meta deve ser incorporada SEMPRE dentro da tag head, desta forma:

<!DOCTYPE html>
<html>
  <head>
      <meta charset="utf-8">
  </head>
  <body>
      <h1>Exemplo</h1>
  </body>
</htm>

Faça os teste, e qualquer coisa, pergunte novamente! Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Boa noite, Tiago! Como vai?

Esse tipo de problema costuma ocorrer quando se salva o arquivo HTML com um encoding diferente de UTF-8! Normalmente os editores utilizados para codificação já salvam nesse padrão.

Para tentar resolver, utilize a opção "salvar como" do seu editor de texto e veja se há uma opção chamada "encoding". Em caso positivo, selecione a opção "UTF-8" e salve novamente o arquivo. Feito isso, teste novamente que as coisas devem funcionar como esperado!

Obs.: No Chrome as coisas sempre costumam funcionar pq ele é um navegador um pouco mais sagaz e consegue se virar na maioria dos casos mesmo sem a tag meta.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Pessoal,

Obrigado por todas as dicas. Como era um teste simples e eu estava no trabalho, havia utilizado o bloco de notas e acho que deve ter sido por isso.

Quando cheguei em casa testei no Notepad++ e funcionou normalmente.

Valeu a força!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software